TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero E Lazer

Pesquisas Acadêmicas: Gênero E Lazer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A questão de gênero tem uma ligação direta com a forma como os mesmos (masculino e feminino) estão organizados na sociedade, seus valores, desejos, e comportamentos em torno da sexualidade, porém devemos saber distinguir gênero de sexo, que é o que diferencia o homem e a mulher (macho e fêmea). Assim podemos afirmar que o gênero constrói uma identidade do masculino ou feminino de acordo com seu papel social.

O lazer pode ser definido como a prática de alguma atividade prazerosa, em determinado período do dia, denominado como tempo livre. Segundo Dumazedier “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

Juntando as definições acima, chegamos ao propósito do nosso subtema, gênero e lazer.

Podemos perceber o lazer como uma colaboração ou um remédio para a sociedade, para que a mesma não perca o equilíbrio. Os comportamentos sociais são forçados na sociedade, e as relações de gênero, que também estão presentes no lazer, sofrem diversas influências culturais simultâneas. De acordo com Saraiva (1999, p.147) “o ideal seria que ambos os sexos aspirassem à incursão na cultura do outro sexo, como um alargamento de suas potencialidades”.

Lazer, educação e gênero se juntam antes mesmo de entrar na escola, surgindo na educação familiar, e podem a qualquer momento, reproduzir estereótipos ou valores.

Se reconhecermos que aquilo “que caracteriza nossa singularidade é justamente nossa pluralidade” e que a “heterogeneidade, é riqueza, não obstáculo” (Kramer, 1998, p.23) estaremos contribuindo para que, no parque ou na escola, possamos, sobretudo tematizar criticamente as relações de gênero, o lazer e a educação a partir do diálogo entre movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com