TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História dos negros

Resenha: História dos negros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

O filme relata a triste história dos negros ocorrida em 1839 na costa de cuba, onde foram capturados e emprego ao contrabando de negros por outros negros aos senhores escravocratas; Os negros não eram vistos como seres humanos e sim como mercadorias.

Eram transportados dentro de um navio, onde passavam por diversos tipos de constrangimentos, os adultos, eram chicoteados constantemente, a comida era racionada, alguns muito fracos não resistiam e morriam, os tripulantes do navio juntavam os mortos com alguns vivos amarravam-se as correntes com peso e jogava no mar para aliviar o peso do navio.

Os negros sobreviventes se libertam das correntes e assume o comando do navio negreiro La Amistad, eles sonhavam em retornar para a África, mas desconhecia a navegação e se viram e se viram obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut..

Os africanos são inicialmente julgados pelo assasinato da tripulação,mas o caso toma conhecimento e o presidente americano Martin Van Buren que sonha em ser reeleito,tenta a condenação dos escravos,pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha,pois a jovem Rainha Isabella II alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos.Mas os abolicionistas vencem, e, no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana,o ex-presidente John Quincy Adams um abolicionista não assumido,sai da sua aposentadoria voluntária,para defender os africanos. Visão geral do filme: A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em fatos reais que ocorreram a bordo do navio La Amistad.

O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até o julgamento a libertação. Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para exercer os trabalhos na América do norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.

Numa época difícil para a população negra africana que fora caçada,aprisionada e seqüestrada para o Brasil e outras partes das Américas. Mostra as transações comerciais que envolviam o tráfico negreiro, os acordos entre tribos rivais,as capturas sangrentas e desumanas,o transporte sob condições inapropriadas ,enfim o sofrimento daquelas pessoas que tiveram suas vidas arrancadas de seu próprio domínio. Mostra també a luta dos abolicionistas pelo fim do tráfico bem como o fim da escravidão.

Baseada em uma história real , de uma forma emocionante,se envolve no tema que lhe é pertinente devido as nossas origens.Percebe que as coisas ao seu redor foram construídas a base de luta e sofrimento.

Procurando a valorização da cultura negra no Brasil,das contribuições nos mais variados aspectos da nossa vida cotidiana,desde o vocabulário ,na vestimenta, na culinária , nas técnicas de produção econômica , na arte, na dança,na música, na luta. Valoriza-se a si mesmo e enquanto grupo que deixou e deixa marcas mesmo diante da tanta adversidade e violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com