TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Crítica Musical: do Classicismo à Música Contemporânea

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  2.203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Bruno Abreu Marques

 1193925

Música no século XIX

Trabalho apresentado para a disciplina de História e Crítica Musical: do Classicismo à Música Contemporânea, sob a orientação da Profª Sara Cecilia Cesca, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

São Paulo

2017

Quais as características da música no século 19? Após a compreensão sobre a obra de  Beethoven,  indique  com  suas  palavras,  porque  os  compositores  românticos incorporaram Beethoven como modelo ideal.

Houve uma grande persistência da tradição clássica: a forma sonata ainda se mantinha como estrutura predominante, as formas características da sinfonia e do quarteto de cordas ainda eram referenciadas. Com o crescimento na demanda por músicas publicadas, direcionada para amadores tocarem em suas casas em momentos de lazer. Essas peças dispunham de progressões harmônicas conhecidas, acompanhamentos interessantes, linhas melodiosas, títulos evocativos, associações extramusicais e formas simples.

Com o passar do tempo, os compositores passaram a inserir elementos nacionais em suas composições, como canções, óperas e peças instrumentais, por conta de crescente interesse na construção de identidades nacionais. O Lied foi o principal gênero de canção (elaborada para voz e piano), com a premissa da expressividade emocional e laço inseparável com a literatura. Muitos compositores de Lieder agrupavam várias peças em uma única coleção, chamada de ciclo, que se tornou a principal forma que o gênero tomou no século 19.

A música instrumental era considerada a mais romântica das manifestações artística e se tornou a mais representativa. Um outro gênero muito usado foi a música programática, expressão que pode ser compreendida como a composição de música instrumental associada a um material poético, descritivo ou narrativo que não buscava um caráter musical imitativo da palavra, mas uma sugestão imaginativa oferecida pela música instrumental.

Beethoven representava o modelo ideal romântico: Teve seu estabelecimento autônomo em concordância com o público anônimo que surgia nesse contexto. Teve um grande triunfo como artista, mesmo sobre as adversidades. Além de compor dentro das formas clássicas muito bem e extrapola-las de uma forma única, que o tornou um pico insuperável para os conservadores (ideal inalcançável, típico romântico), e um novo começo na música para os progressistas.

2) Cite dois representantes vinculados ao grupo de compositores radicais do século 19, e justifique o porquê de sua obra ser entendida sob esse aspecto. Do mesmo modo, indique dois compositores associados ao grupo dos tradicionais e a razão dessa associação.

Radicais: Richard Wagner (1813-1883) e Franz Liszt (1811-1886), porque acreditavam que Beethoven já havia esgotado o gênero da música instrumental e havia indicado na Nona Sinfonia o caminho do futuro de unir a música às palavras. Assim suas obras abrangem os gêneros drama musical, poema sinfônico e música programática (que se vincula a algum programa ou texto que auxiliam a compreensão da obra). O conteúdo dessas obras pode ser sugerido por uma imagem, um poema, uma cena, uma personalidade ou outra coisa identificada pelo título e geralmente por um programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com