TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA E CRITICA MÚSICAL: DO CLASSÍCISMO À MÚSICA CONTEMPORANEA

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 5

MÚSICA

Disciplina:

HISTÓRIA E CRITICA MÚSICAL: DO CLASSÍCISMO À MÚSICA CONTEMPORANEA

Tutor:

ALAN RAFAEL DE MEDEIROS

RA:

Aluno(a):

 GARDELI

Turma:

Unidade:

LINHARES

2º CICLO

1) Quais as características da música no século 19? Após a compreensão sobre a obra de Beethoven, indique com suas palavras, porque os compositores românticos incorporaram Beethoven como modelo ideal. A melodia desta música toma um aspecto redondo, mais fluente, parecendo ficar infinita. Isto foi uma consequência da introdução de elementos da música folclórica e da música popular, devido às diversas ondas nacionalistas que ocorreram na Europa naquele tempo. Assim o repouso da melodia é ampliado por "notas estranhas" e pelas ousadas modulações, que se distanciam cada vez mais da tonalidade de início. Também esta expansão nas modulações é alcançada através da alteração ou substituição ou introdução de novos acordes. Assim chega-se ao cromatismo harmônico, que produz uma indefinição tonal momentânea. Apesar destas inovações extraordinárias qualquer obra deste período é fortemente baseada na harmonia tonal. São herdadas as formas do classicismo, mas expandidas com estes novos recursos melódico harmônicos. Criam formas cíclicas, ou seja, formas em que um tema é rememorado em várias partes de uma mesma composição. A dinâmica é explorada em todas as suas nuances e contrastes. Surge o conceito de "tempo rubato" (andamento "roubado" em italiano) que é uma alteração livre no andamento normal. Além dessas temos a) os temas já são modificados na exposição; b) eles são esmiuçados em todos os seus detalhes até esgotarem todas as suas possibilidades criativas; c) a introdução e a coda ficam extensas e apresentam novos temas; d) a coda pode servir para mais elaborações temáticas; e) as pontes entre uma seção e outra são mais trabalhadas; f) troca do minueto/trio pelo "scherzo" ("brincadeira" em italiano), que é mais intenso, robusto e rápido; g) todos os andamentos de uma peça recebem um tratamento composicional mais profundo; h) aumento ou fusão dos andamentos; i) mudanças internas de velocidade; j) uso da voz solista ou coral na trama sinfônica; k) longa duração. Os outros compositores incorporar o modelo de Beethoven pelo fato de sua inovação musical, a música desse compositor estava além da sua época, ainda hoje existe muito que estudar da música de Beethoven. Inovações nas linguagem harmônica e rítmica , por este motivo foi altamente fonte de inspiração para outros compositores.

2) Cite dois representantes vinculados ao grupo de compositores radicais do século 19, e justifique o porquê de sua obra ser entendida sob esse aspecto. Do mesmo modo, indique dois compositores associados ao grupo dos tradicionais e a razão dessa associação.

O romantismo domina, portanto, toda a música do século XIX. Os traços comuns de todos esses românticos tão diferentes são a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo numa música subjetivista e individualista. Elaboram esquemas programáticos. Podemos citar como compositores românticos  Weber, Schubert, Mendelssohn, Schumann, Berlioz e Chopin que possuem as mesmas características musicais em suas obras.

Amadurecimento do compositor no que toca ao desenvolvimento temático e o controle da forma-sonata, uma vez que se tratava da sua produção de envergadura. Do mesmo modo, como indicamos anteriormente, a liberdade obtida pelo controle da forma fazia com que Haydn transitasse livremente pelo material musical, ressignificando dentro das estruturas possíveis da música de seu tempo. Com isso, sua harmonia era modulada para regiões tonais não convencionais dentro da estrutura harmônica tradicional do século 18. German Johann Adolph Hasse e Giovanni Battista Pergolesi.

PROJETO DE PRÁTICA

a) Descrição do Projeto O presente projeto é caracterizado pela elaboração de um plano de ensino de história da música, dando ênfase à aulas de apreciação musical de algum período estudado ao longo da disciplina, para uma turma de alunos com 12 anos.

1º Etapa: Escolha um período específico para abordar em sua aula. A sua escolha deverá levar em consideração os períodos estudados nesta disciplina, ou seja, a produção musical do século 18 ao século 20. Pondere sobre a quantidade de aulas necessárias para abordar essa temática e, muito importante, escolha áudios que deverão ser utilizados nas aulas de apreciação sobre o período escolhido. Pesquise cuidadosamente as características estilísticas de tais obras, seus contextos histórico-culturais, bem como as informações detalhadas sobre compositor (quando houver), local e data de composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com