TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias de cegueira

Resenha: Histórias de cegueira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Uma breve reflexão sobre o filme baseado no livro de José Saramago

O filme Ensaio Sobre a Cegueira relata uma pandemia conhecida com “Cegueira Branca” onde toda a população de uma cidade, exceto a mulher de um oftalmologista, perde a visão nítida das coisas e começa a enxergar tudo como um clarão branco.

O autor, José Saramago, nos desperta sentimentos como revolta, asco e pena para com os personagens da trama, pois demonstra claramente onde pode chegar o nível do instinto e do caráter humano, tanto para o bem, quanto para o mal.

Em seu início, aparece o bom samaritano que se prontifica a auxiliar a primeira vítima, porém esse bom “samaritano” nada mais é do que um ladrão que se aproveita da situação para tirar vantagem de um cego e que após roubá-lo, acaba contraindo o vírus da cegueira e se reencontra com ele no abrigo.

Esse fato me faz refletir em quantas vezes, por maldade, má índole, ou inconscientemente, sendo do próprio instinto humano vil e oportunista, pessoas se beneficiam em alguma situação e depois recebem ajuda das

Em um momento de extrema necessidade, onde somente uma pessoa não perde sua visão, ela se entrega de corpo e alma a uma situação de extremos (falta de comida, higiene, tendo que conviver com pessoas que nunca havia tido contato antes) para ficar ao lado do marido e ajudá-lo a conduzir uma situação em que ele ser tornara vulnerável a tudo.

Porem, ele não hesitou em traí-la com outra mulher, a incentivá-la a se entregar sexualmente a outros homens em troca de comida e mesmo assim, sua mulher permaneceu firme e convicta de que não deveria ter escrúpulos na tentativa de salva-lo e ajudar as outras pessoas que ali estavam.

A solidariedade, o “se colocar no lugar dos outros”, a esperança de que tudo irá melhorar e o espírito da reciprocidade (“tenho certeza que se fosse ao contrário, você faria o mesmo por mim”) faz com que as pessoas de boa índole, de caráter idôneo abram mão de seus valores em prol da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com