TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressionismo

Artigo: Impressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Impressionismo

Origem

O impressionismo surgiu na franca, o nome do movimento é derivado da obra. Impressão, nascer do sol. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com a regra da pintura vigente ate então.

Criador

Claude Monet (1840 – 1926) foi o criador da arte impressionista. Monet pintava o efeito das luzes com rápidas pinceladas, sua obra e cheia de cores, onde ate mesmo as sombras são luminosas e coloridas.

- Claude Monet : Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu, Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.

- Edgar Degas: Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.

- Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de la Galette , Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita.

- Édouard Manet: Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet, O homem morto, A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pífano, A execução de Maximiliano, Retrato de Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto.

Característica

- Pinta somente o que vê, o impressionismo é considerado um artista alienado dos problemas sociais;

- Mistura de tintas;

- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- As telas eram geralmente pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor a variação de cores da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com