TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução - Isopor

Artigos Científicos: Introdução - Isopor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Introdução

1.1. Generalidades

O isopor ou poliestireno expandido (EPS) é uma espuma termoplástica, que é encontrado em uma infinidade de aplicações. Possui a forma de esferas cheias de ar que pode ser moldada em múltiplos formatos.

A sua composição é basicamente 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar. O isopor é um material celular e rígido, na cor branca, inodoro, 100% reciclável, não poluente e fisicamente estável.

1.2. Histórico

Fritz Stastny começou a trabalhar na BASF em setembro de 1939. Seu trabalho era focado em novas pesquisas e produtos especiais no setor de espuma. Com o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a BASF teve de voltar a sua produção para a economia de guerra.

As fábricas de Ludwigshafen em Oppau sofreram bombardeios desde o início da guerra. Foram 65 ataques aéreos e mais de 40.000 bombas. Um terço da planta da BASF foi destruído e o restante ficou bastante danificado. Os anos mais difíceis da história da BASF foi entre 1945 e 1948. O que foi conseguido foi graças à dedicação de todos os trabalhadores, que realizaram suas funções com lealdade em condições difíceis. Fritz Stastny foi um dos pesquisadores da BASF, que mesmo em circunstâncias difíceis, após a guerra, retornou ao trabalho em 1947.

Figura 1. Fábricas da BASF bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1949, Fritz Stastny experimentou com poliestireno em grânulos vários agentes espumantes e expandiu-o com vapor quente e depois examinava minuciosamente as amostras. Como logo após a guerra não tinham equipamento adequado ainda, a fim de experimentar condições herméticas, Fritz mantinha as amostras em latas de graxa de sapato. Um dia Fritz Stastny esqueceu uma das latas em um dispositivo de aquecimento, quando ele voltou ao trabalho ele encontrou acima da tampa um material espumoso que hooje conhecido como isopor.

A BASF apresentou seu novo produto ao público pela primeira vez em 1952, numa feira comercial de plásticos em Düsseldorf, Alemanha. Visitantes da feira ficaram espantados quando os funcionários da BASF entreguaram-lhes navios modelo leve, feito de espuma de 10 cm de comprimento e 4 cm de largura.

(a) (b)

Figura 2. (a) Lata de graxa de sapato com o primeiro isopor e (b) Folheto entregue na primeira exposição do isopor

A primeira ordem grandeque a BASF recebeu para este produto era de uma empresa sueca, para ser usado na fabricação de bóias salva-vidas. Desde então, as possibilidades de aplicação explodiram.

1.3. Classificação do isopor

O isopor pode ser produzido em duas classes, a classe P, que é a não retardante a chama e a classe F, que é retardante a chama ou não-inflmável. Alem das classes existem os tipos. A nova normatização divide em 7 tipos, os quais são diferenciados de acordo com a densidade do isopor. Os tipos I e II podem conter isopor reciclado.

1.4. Objetivos

1.4.1. Objetivos Gerais

O objetivo deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com