TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS COMPÓSITOS À BASE DE GESSO E ISOPOR PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES

Artigos Científicos: MATERIAIS COMPÓSITOS À BASE DE GESSO E ISOPOR PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAIS COMPÓSITOS À BASE DE GESSO E ISOPOR PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES

Resumo: Utilizando produtos alternativos na Construção Civil, pode-se obter o barateamento das obras, além de explorar a boa qualidade destes novos materiais. No caso, será exposto o uso de isopor e gesso para criar um compósito substituto do tijolo tradicional, que possui excelente resistência e menor custo de fabricação.

Introdução:

A questão da Habitação no Brasil – Devido ao grande déficit habitacional de nosso país, a FINEP (financiadora de Estudos e Projetos) subsidia o Programa de Tecnologia para Habitação (HABITARE), que tem por objetivo pesquisar novas tecnologias para sanar esse déficit, de forma que seja realizado esse alto número de moradias populares, barateando essas obras. A indústria de Construção Civil, busca materiais ecologicamente corretos, com intuito de solucionar tecnicamente e economicamente a falta de moradias de qualidade no país, com pesquisas e desenvolvimento de novos materiais.

COMPÓSITOS:

São resultados de combinações de dois ou mais materiais diferentes, que mantém sua identidade, porém juntos produzem um material com propriedades superiores, já que suas propriedades antigas se complementam para criar um material mais adequado aos fins pretendido. Esse tipo de material pode apresentar características como leveza, alta resistência a temperaturas elevadas, duros e resistentes a choques. Na sua maioria, os estudos por novos compósitos visam propriedades mecânicas, elétricas e ópticas mais adequadas.

Aspectos térmicos:

As propriedades térmicas como a condutividade ou a difusividade térmica dos materiais são necessárias ao dimensionamento de elementos de isolação, aplicação de novos materiais e na simulação do desempenho térmico de edificações e sistemas. Elas podem ser determinadas por métodos estacionários, porém materiais porosos não podem ser medidos por esse método, por conterem umidade, por isso é utilizado método transiente, que determinam a condutividade térmica e a difusividade térmica em menos tempo.

Conforto Térmico:

O homem é homeotérmico, e para manter a temperatura interna do corpo, independente da temperatura do ambiente, realiza trocas térmicas, chamadas de trocas termorreguladoras. Por tanto, conforto térmico é o estado de espírito que apresenta satisfação com o ambiente térmico. Esse equilíbrio entre o corpo e o ambiente depende de muitos fatores (ambientais e individuais), que proporcionam a sensação de conforto térmico. A temperatura e velocidade do ar, a umidade relativa, entre muitos outros fatores, podem interferir nesse conforto térmico, que é essencial para a sensação de bem estar, bom humor e bom desempenho de atividades.

Resistência Térmica:

É a maior ou menor facilidade com que se dá o fluxo de calor em determinada direção. Analisando a equação da resistência térmica, que leva em conta a espessura da parede, a condutividade térmica e a área perpendicular ao fluxo de calor, se constata a possibilidade de redução da taxa de transferência de calor através de fechamentos opacos, construídos de materiais de baixa condutividade térmica, elevando a resistência térmica.

Carga Térmica:

Determinando a carga térmica do ambiente, podemos saber a quantidade total de calor que deve ser extraída ou fornecida a ele. Os principais fatores que contribuem para a carga térmica são os climáticos, humanos e arquitetônicos. Nos fechamentos opacos o ganho de calor é determinado pelo produto da taxa de calor que o atravessa pela sua área.

Inércia Térmica:

É a característica dos corpos de reter parte da energia que flui entre suas faces, e depende da sua capacidade térmica. Os que possuem elevada inércia térmica permitem diminuir a amplitude de variação da temperatura no interior das edificações.

Transferência de calor entre o meio e o ambiente construído:

É possível absorver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com