TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Corbusier

Casos: Le Corbusier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

“ Casa é uma máquina de morar”

“ Casa é uma máquina de morar”

Era isso que pensava Le Corbusier em meados da década de 20. Hoje 80 anos mais tarde vejo na arquitetura uma série de repetições desordenadas, uma imagem meramente mercantil e perdesse os princípios básicos de moradia, em que os que podem pagar pela singularidade distinta e os que mal tem uma casa para morar.

Vamos refletir, dês dos princípios do homem, suas passagens na história, as civilizações foram se expandindo e se alterando, e com a evolução do homem altera-se a religião, os costumes,a arte, a linguagem, os meios políticos e sociais, mas os princípios da moradia (casa) é imutável, ou em outras palavras, um teto sobre nossas cabeças, ou voltando aos primórdios, um abrigo.

“ O problema da casa é um problema de época. O equilíbrio das sociedades hoje depende dele. A arquitetura tem como primeiro dever, em uma época de renovação , operar a revisão dos valores, a revisão dos elementos constitutivos da casa.” ( LE CORBUSIER. Por Uma Arquitetura. P. 159)

A citação logo acima de um dos críticos, mestres da arquitetura e do urbanismo de todos os tempos nos mostra o quanto deve ser atento e perceptivo um arquiteto no seu tempo e em relação a região e a sociedade que o rodeia em em função de seu exercico. Nos dias de hoje vivemos sérios problemas sociais, ambientais, econômicos e em um mundo em que se paga ate pra respirar, a milhares de pessoas que não tem nem onde morar. E nessas horas que falta fazem os modernistas e arquitetos sensatos, com seus discursos solucionadores que apoiam soluções para esses problemas através da economia de certos materiais e a fins..

Devemos procurar na arquitetura soluções de o que fazer. A cada tempo vemos catástrofes levar a moradias de centenas de pessoas, e do que serve a arquitetura se não para encontrar meios de ajudar essas pessoas? O nosso tempo pede por uma revisão dos valores constitutivos da casa, o de ter onde morar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com