TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonardo da Vinci : Artista, Engenheiro ou Cientista?

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Leonardo da Vinci : Artista, Engenheiro ou Cientista?

Leonardo da Vinci foi o precursor da unificação do conhecimento na época do Renascimento, tanto que quando o definem, não sabem se o consideram um artista, engenheiro ou cientista. Sua época foi precedida por um século muito ruim para se viver na Europa, passando pela Guerra dos Cem Anos e Peste Negra, o início do Renascimento foi caracterizado pela influência das artes, ações e descobertas, de forma que Leonardo da Vinci nasceu no melhor período e local para o seu desenvolvimento intelectual.

Leonardo escreveu cerca de 13000 folhas, mas atualmente só são conhecidas 7000, portanto, quase metade da sua produção foi perdida durante os séculos; e das suas obras produzidas, somente 25 sobreviveram. Seus primeiros trabalhos foram autorretratos, porém é muito difícil identificá-los e datá-los, pois ele não assinava nem colocava data em nenhum deles.

“A beleza adorna a virtude” foi seu lema durante toda a sua vida. Especulações de suas obras mostram que toda a distribuição da imagem era de forma geométrica (ponto de fugo, angulação, altura). Além desta, muitas outras especulações foram feitas para quase todas as suas obras de diversas formas diferentes, como, por exemplo, na Santa Ceia, onde a cor do manto era questionada, a semelhança das expressões de São João e Leda, a relação dos pães e das mãos formando notas musicais, etc. Mas nem todas são apenas suposições, algumas delas foram comprovadas por estudos encontrados de Leonardo da Vinci sobre proporção e ponto de vista.

Mona Lisa - Gioconda, “com o seu misterioso sorriso irradiando um sentimento doce e íntimo, ao mesmo tempo com uma certa tristeza; em perfeita harmonia…” é a obra mais famosa de Leonardo, fica no Museu de Louvre, em Paris. Ela é bastante polêmica, pois, além dela ser simétrica, seu sorriso é humanamente impossível de ser reproduzido, já que, no momento de pintá-la, ele estava preocupado com os músculos da sua face e não tanto com a reprodução fiel. Outro ponto é que tem horas que a Mona Lisa parece estar triste e outras que parece estar alegre, quem define a expressão é o observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com