TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física para cientistas e engenheiros

Resenha: Física para cientistas e engenheiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Resenha  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS

Bibliografia (Paul a Tipler e Gene Mosca, Editora LTC, Pag. 1 a 25)

Palavra-chave (Unidades, Vetores, Conversão e Sistema de Unidades)

Fichamento I

O capitulo 1 do livro física para cientistas e engenheiros tem uma vasta abordagem para os conceitos da física, expondo teorias e descobertas que levaram ao surgimento de hipóteses e que consagrou vários nomes que ainda hoje são os pilares da física moderna.

No primeiro capitulo o assunto se volta para as questões de medidas e vetores o que por parte introduz as unidades de medidas que são usadas no nosso dia a dia e o porquê do uso dessas unidades, como também tem em vista, o conceito dessas unidades usarem na maioria das vezes seus prefixos e também aparecerem na maioria das vezes em modo de notação cientifica. Pode se dizer que o Sistema internacional de Unidades SI se volta precisamente para três quantidades física: Comprimento (m), Massa (Kg) e Tempo (s) que são as grandezas mais utilizadas na física, ou seja, o capitulo traz outras quantidades físicas, mas porem não são muito utilizadas o autor descreve que essas quantidades são expressas em prefixos unidades, o que para a física nada mais é do que a conversão de uma unidade para outra maior ou menor mas com o mesmo valor. O capitulo também passa por ordem de grandezas, algarismos significativos e vetores. Dentre esses três temas o de vetores é o que o autor mais se aprofunda, dando conceitos de suas propriedades, definições e componentes, como mostra multiplicação por escalares, adição e subtração, soma de vetores graficamente e com o uso de escaleres, magnitude e o que são vetores unitários.

Concluiu-se que os tópicos apresentados no capítulo 1 estão relacionados com uma parte bem especifica que são as quantidades físicas, ou seja, é o início para se ter uma base da estrutura que a física estuda, pois ela abrange vários outros conceitos muito importante para a área das engenharias.

OS FUNDAMENTOS DA FISICA

Bibliografia (Ramalho Nicolau Toledo, Editora Moderna, Pag.14 a 46.)

Palavra-chave (movimento, aceleração, tempo e espaço)

Fichamento II

No livro os fundamentos da física, os capítulos 2 e 3 entram no contesto do movimento, velocidade e tempo, o capitulo 2 entra na descrição do movimento e o 3 estuda o UM (movimento uniforme).

No contexto de descrição do movimento nota-se que o autor introduz a cinemática como a parte que estuda o movimento dos corpos, ou seja, a velocidade, aceleração, posição e etc. esses corpos são descritos como pontos materiais. Segundo os estudos para compreender o movimento, teve a necessidade de denotar a posição de determinado corpo em uma trajetória e também compreender o uso do referencial para se ter noção dos, conceitos de repouso e movimento. Outro tema abordado é o uso de formulas para se descobrir a velocidade que um corpo qualquer se encontra percorrendo um espaço em determinado tempo e se sua velocidade altera no decorrer do tempo. Além disso, temos uma pequena parte que visa conceitos de como se tem o uso do GPS no dia a dia de empresas pessoas e organizações. Por outro lado o capitulo 3 nos da noção dos tipos de movimentos, tipo progressivo e retrogrado, tendo também uma base de explicação da função horaria dos movimentos, que é, a base de cálculos para se saber se um corpo está em progresso ou em regresso com relação a sua posição e movimento. Além de se pressupor ao movimento uniforme como uma velocidade que não altera no decorrer do tempo. Outro fator existente é que a função horaria do MU usa as velocidades escalar constante e instantânea que ao mesmo tempo não variam em nenhum intervalo de tempo por esses fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com