TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA (MAE / USP)

Seminário: MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA (MAE / USP). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA (MAE/USP)

O MAE / USP é um Museu Universitário que tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Seus professores e alunos desenvolvem pesquisa de ponta nestas duas áreas e também em Museologia. Por se tratar de um Museu Universitário o MAE atua também na divulgação científica através de exposições e outras atividades educativas.

O acervo do MAE é composto por aproximadamente 100.000 espécimes, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas, desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil. O acervo tem origem nas antigas coleções dos setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista, do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, do Instituto de Pré-História, do Departamento de Antropologia da USP e das pesquisas atualmente realizadas por professores e alunos.

O acervo documental integra, além da documentação produzida no âmbito das atuais pesquisas realizadas pelo MAE/USP, os fundos documentais dos antigos Instituto de Pré-História e Museu de Arqueologia e Etnologia, do Museu Paulista e do Acervo Plínio Ayrosa da FFLCH/USP.

No MAE, o ensino se desenvolve tanto na graduação como na pós-graduação. Nos últimos anos nosso Museu tem recebido muitos professores visitantes que têm também oferecido disciplinas de extensão Universitária. Como Museu universitário, o MAE tem uma extensa Programação de Ações educativas voltadas para públicos específicos envolvendo o grande potencial oferecido por seus acervos arqueológicos e etnográficos.

A pesquisa no Museu é realizada em torno de seus acervos de Arqueologia e de Etnologia. Docentes e alunos participam do trabalho com essas coleções, provenientes de vários locais no mundo e também de vários períodos da história humana. O MAE também desenvolve pesquisas vinculadas aos vários aspectos da Museologia aplicada à Arqueologia e à Etnologia.

O acervo de Arqueologia brasileira é composto por artefatos de pedra lascada e polida, de cerâmica, por restos de plantas, amostras de solo, restos de fauna e sepultamentos humanos provenientes, com destaque, dos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Pará e Amazonas.

O acervo Mediterrânico e Médio Oriental é composto de artefatos provenientes de sítios arqueológicos da Grécia, Península Itálica e Sicília, Chipre, Península Ibérica bem como do Egito e da Mesopotâmia.

O acervo pré-colombiano é composto por uma importante coleção formada por Max Uhle, e também por doações feitas pelo finado Oscar Landmann. Dentre as culturas arqueológicas representadas há, do Peru: Paracas, Nasca, Moche, Chimu, Recuay, Huari e, da Colômbia, Muisca.

O acervo de etnologia africana e afro-brasileira é composto em maioria por peças relacionadas a culturas da África ocidental, e também por peças brasileiras relacionadas aos candomblés.

O acervo de etnologia brasileira inclui uma ampla categoria de objetos feitos em madeira, cerâmica, palha, ossos, penas produzidos por diversos grupos indígenas do Brasil e países adjacentes.

O Serviço de Biblioteca e Documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com