TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Artes

Artigos Científicos: Manual De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 Objetivo Geral 04

3 Objetivos Específicos 04

4 DESENVOLVIMENTO 05

5 CONCLUSÃO 17

6 REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

A cada dia nossas crianças estão indo mais cedo para as escolas, essas por sua vez se vangloriam desse aceleramento, dos seus programas e da objetividade de seus currículos. Assim a infância é encurtada; a tão preciosa, a sagrada infância do ser humano, o período em que a semente começa a brotar e desabrochar.

Muitas vezes temos tempo, temos espaço, Mas... O que fazer com as crianças? Explorar suas criatividades sim, mas como? Sem ser pressionadas pela obrigação do “aprender” despertar nelas o interesse e fazer com que seu imaginário seja colocado para o mundo real. E na hora de montar o planejamento que tipo de atividades escolherem? Bom ai vão algumas ideias para tentar acalmar os pequeninos que tem energia de sobra, esperamos nesse manual conduzir o professor a buscar outras maneiras de deixar as atividades dos pequeninos mais prazerosas em sala de aula.

TEMA GERAL

PINTANDO E BORDANDO

1.Objetivo Geral:

Criar um manual de oficinas pedagógicas para a Educação infantil.

Desenvolvimento físico e intelectual das crianças da educação infantil.

1.2 Objetivo Especifico

 Experiência com atividades rítmicas;

 Introduzir atividades com música e movimento de forma lúdica;

 Estimular a imaginação e a criatividade;

 Socialização, equilíbrio, coordenação motora;

 Fazer com que as crianças de o valor merecido para artes, e o desenho cego, mostrar o quanto é interessante o desenho onde você faz não enxerga o que está fazendo.

 Desenvolvimento da linguagem corporal;

 Tomada de consciência e observação de regras;

 Desafiar as crianças a tomadas de posição, improvisos;

 Fortalecimento dos laços de convivência, enfatizando a amizade, companheirismo, solidariedade.

 Proporcionar momentos intensos onde a criança possa dar asas à sua imaginação, levando-as, de forma lúdica e prazerosa, ao crescimento intelectual.

ARTES

A arte é uma importante ferramenta de trabalho para qualquer educador, portanto, usamos as artes como elemento fundamental para a interação sociocultural, num contexto amplo de cidadania e participação comunitária. “É na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se constitui.” Rangel(2012 p.18)

Artes

Tema: Desenho cego

Objetivo:

Fazer com que as crianças de o valor merecido para artes, e o desenho cego, mostrar o quanto é interessante o desenho onde você faz não enxerga o que está fazendo.

Serie:

Jardim II ( 4 a 5 anos)

Dias previstos:

2 dias

Material:

Papel branco, lápis de cor, cola, jornal, um quadrado de papelão e tinta guache.

Semana da Arte

1° passo:

O professor deve saber que “O desenho cego é um trabalho onde o artista desenha mais o seu movimento perceptivo do que o objeto em si, o exercícios em si.”

“É um exercícios de percepção que nos faz ficar mais atentos ao mundo visível, do que propriamente é uma atividade que tem como finalidade chegar ao produto final”.

Assim o professor deve passar aos alunos o que é um desenho cego.

2° passo:

O professor vai apresentar uma amostra de desenho cego, assim logo depois explicar para os alunos a primeira proposta.

Os alunos terão a oportunidade de ver e fazer um desenho cego, logo depois a professora entregara um papel branco para cada criança, assim elas vão impor suas ideias, vão expressar seus sentimentos no papel.

3°passo:

A professora ira apresentar as cores primaria aos seus alunos porem eles deveram saber.. Assim a professora ira demonstra um desenho cego colorido.

Os alunos vão colorir os seus desenhos cegos, a professora sempre devera orientar seus alunos, com as cores e onde deve colorir.

4° passo:

Os alunos nesse momento irão fazer as molduras com jornal, a criança deve enrolar o jornal como se fosse um canudo, enrole 4 ou mais, cole cem volta do papelão os cubos de jornal, quantos quiserem, pinte com tinta guache o seu porta retrato.

5° passo:

No dia seguinte, vamos fazer uma exposição de Artes, com os quadros que os alunos fizeram, essa exposição será aberta para pais e comunidade, onde serão vendidos os quadros, por preços mínimos.

Objetivo central da exposição, mostrar para o aluno o valor de seu trabalho, e também o valor que a matéria Artes tem.

PINTURAS (LÚDICO)IMPRESSIONISMO

Projeto:

Cores e Alegria

Objetivo Geral:

Físico, Intelectual, coordenação motora e memorização:

Objetivo Específico:

Desenvolvimento da coordenação motora, desenvolver a imaginação, aprendendo a falar, desenhar e a pintar, conduzindo a criança a perceber como o mundo é colorido e divertido. Aguçar a curiosidade com as experiências das cores.

Desenvolvimento:

Físico e intelectual.

Metodologia:

Linguagem oral.

Música (O Jardim do seu Nestor)

Borboleta amarela

Voa, voa entre as flores.

Cada uma de uma cor

No jardim do seu Nestor.

Vermelhas, laranjas

Rosas e roxas.

Há todas essas flores

No Jardim do seu Nestor.

Será decidido que terá um momento, para realizar as atividades de pintura em cartolinas.

Recursos:

Cartolinas de varias cores pincéis, estopas, tintas, aventais, vasilhames pequenos com água, pequenos pedaços de tecidos de algodão para secar os pinceis, lápis para traçar os desenhos.

Tempo de execução de cada oficina:

Será de 40 minutos, todos os dias durante uma semana, para que eles possam traçar os desenhos e depois começarem a pintar a cartolinas, e a tinta possa secar de um dia para o outro e dar continuidade na pintura.

Conclusão:

Proporcionar a criança condições de memorizar a musica apresentada a elas, transferir a imaginação para o papel e ter um dialogo entre a natureza e a tinta.

BRINCADEIRAS

Tesouro perdido

Material necessário

Saquinho com balas.

Desenvolvimento:

Uma criança deve ser o pirata, que vai esconder o tesouro. O tesouro é um brinde (balas, por exemplo), colocado dentro de um saquinho. Depois que o pirata esconde o tesouro, ele diz: "Vamos ajudar o pirata trapalhão?". É a senha para que as outras crianças comecem a procurar. Elas têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não conseguirem, o pirata dá algumas pistas de onde o escondeu. Quando o tesouro é encontrado, a criança que o achou deve escondê-lo novamente. A cada rodada, novos objetos podem ser colocados no saquinho. Quem acha o tesouro pode ficar com ele ou dividir com o pirata e os outros participantes.

Material a ser Utilizado:

Doze laranjas, música infantil, equipamento de som, corda sisal, 3m e tecidos de algodão colorido.

Tempo de Execução:

1 aulas de 50min./ total de 50 min.

MODO DE EXECUÇÃO:

Dança da Laranja

Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.

É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

PULAR CORDA

Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores deem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua!” (sair fora), Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.

Avaliação

Verificar junto aos alunos se compreendeu que a interação música movimento, ritmo levam a construção da dança, ou de movimentos rítmicos. Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma sequencia rítmica de forma prazerosa. Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?

TEATRO (MAGIA, ENCANTAMENTO)

Para Cunha (2012 p.160):

O teatro é uma forma de arte que se constituiu ao longo da história refletindo o que diz respeito à forma das sociedades se organizarem e á constituição dos diferentes tipos de sujeitos, explicando conflitos, ideologias, formas de pensar e sentir, costumes, hábitos, mitologias. Pode ser definido como o local da apresentação da condição humana em forma de ação, um elemento eminentemente teatral.

DESENVOLVIMENTO

A atividade teatral será uma releitura de “Chapeuzinho Vermelho”. Será dada às crianças a responsabilidade de dar um final feliz para todos da história. Antes serão realizados momentos em rodas de conversa, onde será discutido com as crianças qual o melhor lugar para fazer a apresentação; quais crianças farão a representação; quais atuarão nos bastidores, auxiliando os colegas; quem ajudará na construção do cenário; quem eles convidarão para a apresentação; tudo discutido e decidido em conjunto, trabalhando a autonomia de todos.

Metodologia:

O que ficar decidido pelas crianças e professora será devidamente anotado pelas crianças que já souberem escrever,para que não haja nenhuma dúvida sobre o que foi planejado. Caso ninguém saiba, a professora terá esse encargo.

O método empregado será uma peça sem falas anotadas, pré-estabelecidas. Com antecedência haverá ensaios, para que as crianças já imaginem soluções para seu personagem. Serão desafiados a resolver, no transcorrer da peça, finais surpresas, colocando a imaginação para reescrever a história.

Recursos

Será usado um cenário sustentável, com tudo que a imaginação conseguir encontrar! As próprias crianças poderão ajudar a confeccionar flores de garrafas pet, cestinha da chapeuzinho de caixa de papelão, caçador que não usa espingarda, pois poderá dar um final feliz para o lobo mau, coisas assim.

Tempo da Execução:

Serão reservados dois horários no transcorrer das aulas, a cada semana, para que cada etapa seja resolvida.

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivos Gerais da música na Educação Infantil

• Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;

• Desenvolver a consciência da criança no trânsito através da música;

• Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;

• Identificar sinais.

• Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social das crianças de forma prazerosa que a música oferece.

Objetivos Específicos da música na Educação Infantil

• Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;

• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzi sons;

• Diferenciar fontes sonoras diversas;

• Integrar e motivar as crianças através da música;

• Exploração do movimento corporal;

• Desenvolver a memória musical;

• Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo como: bater palmas. Pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.

• Desenvolver a percepção auditiva;

• Concentrar-se e imitar;

• Diferenciar sons e ruídos;

• Enumerar a sequência numérica através da música com numerais;

• Explorar diferentes instrumentos de som.

Metodologia:

O educador pode utilizar e trazer aos seus alunos diferentes músicas e a partir delas instigar a curiosidade sobre a que cultura elas pertencem e traçar suas características. A música incentiva e motiva ao mesmo tempo a criatividade dos alunos no ato de elaborar e interpretar por meio dela.

Recursos:

São vários os recursos utilizados para inicialização da música da Educação Infantil, devem ser explorados os sons graves, agudos, voz fininha e voz grossona, sons fortes e fracos, altura, sons curtos e longos, duração como o anão e o gigante: voz de gigante é grave e de anão é agudinha, gigante pisa forte e anão pisa levinho, gigante anda lento e anão anda ligeirinho.

A música deve ser apreciada pelas crianças e com eixo nas áreas da linguagem de movimento, expressão corporal, artes visuais, natureza e sociedade...

A música pode ser usada de forma constante nas salas de aula, como por exemplo, para cantar canções e quem as crianças digam seus nomes e os nomes de seus colegas, possibilita interação entre eles. Assim promove a socialização, a música oferece apoio em todo processo de aprendizagem por favorecer a ludicidade, a memória, e a criatividade. Deve ser lembrado que a criança usa sons de forma espontânea, cantam e criam músicas com muita facilidade. Musicais, que podem ser realizados na educação infantil para trabalhar os diversos sons.

Oficinas:

Considerada como fundamental na formação de futuros cidadãos, a música desde a Grécia antiga, encanta e proporciona distração e transmite conhecimentos. Nas oficinas podem ser trabalhadas as cantigas populares, adivinhas, parlendas, trava línguas, quadrinhas e ditados populares para serem trabalhados de forma interdisciplinar. As brincadeiras populares apresentam sugestões de brincadeiras e músicas para trabalhar com as crianças que explorem sons da natureza, instrumentos musicais, canções de ninar e acalantos, músicas que explorem os movimentos ajustados a um ritmo, a interação, a imitação e reconhecimento do corpo, diferentes formas de contagem, músicas que explorem temas variados.

Nas oficinas de construção usa-se: latas, bexigas, caixas de frutas, grãos, pedrinhas, tubos de papelão ou conduítes...

O que fazer:

Ladrilhofone: chocalhos com latas, garrafas pet, copos e diversas sementes dentro; recos recos: pedaços de madeira com nervuras, guisos; triângulo: com viga de construção dobrada em forma de triângulo; tambores: com caixas, latas, canos; flautas: com canos finos, tampas de panela, apitos.

As situações com música devem ser aproveitadas em todos os projetos usando as parlendas, cantigas de roda, etc. e o trabalho deve ter finalidade.

ESCRAVOS DE JÓ:

MATERIAL UTILIZADO:

Uma pedrinha para cada criança ou qualquer objeto pequeno.

PARTICIPANTES:

No mínimo duas crianças.

COMO BRINCAR:

Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BEZERRA (2009 P.27) Afirma que:

Faz-se necessária atenção para o uso adequado das atividades desenvolvidas na Educação Infantil, sobretudo as relacionadas ao movimento; e isto requer esforço para praticar uma atuação de qualidade frente a este eixo tão necessário na formação saudável da criança. Torna-se indispensável que se tenham bem definidos os objetivos que fazem parte desta área, propiciando o alcance dos mesmos de forma favorável ao processo educativo.

ARTICULAÇÕES; Ao imitar as posições em que está a boneca, a garotada aprende várias formas de se dobrar

Objetivos:

• Conhecer, Experimentar e explorar elementos da dança.

• Ampliar o repertório de movimentos.

• Ampliar possibilidades de interação com outras crianças e com o mundo ao seu redor.

• Movimento corporal.

• Coordenação motora.

Conteúdos;

• Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis(alto, médio e baixo) e tensões espaciais ( espaços vazios entre partes e objetos) e forma ( composição do corpo ao dançar).

Tempo estimado:

Dois dias (10 horas aula)

Material necessário

Piso de linóleo, CDs de música e aparelho de som, filmadora, bonecos dobráveis e DVDs de canção contemporânea.

Desenvolvimento:

• 1º Etapa

Organize uma área livre para dançar. Descalços e concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio ( agachados), alto (de pé).

• 2º Etapa

Leve para a sala bonecos dobrável e peça que todos explorem e brinquem com as formas. Depois, sugira que caminhem mexendo a cabeça, membros e tronco. Forme duplas para que um pesquise o corpo do outro. Que partes as articulam? Cada um escolhe uma posição e monta uma escultura com o corpo do amigo. Peça que imaginem um fio condutor, como o de marionete. Um dos membros da dupla puxa o fio, focando um articulação, e o outro dança com ela. Depois se invertem os papéis. Abra para comentários perguntando se o amigo entendeu os comandos.

CONCLUSÃO:

Proporcionar à criança condições de crescimento físico e intelectual de forma tão prazerosa é gratificante! É visível a alegria com que se empenham na execução das tarefas, como se unem em torno de um objetivo comum, como discutem, brigam e resolvem suas pendências, como fazem um mundo de fantasia, só deles! E como crescem com isso!

Concluímos, então, que o brincar, colocar todos os sentimentos prá fora durante uma apresentação, é terapêutico. Educa, estabelece a lógica entre o real e o imaginário.

BIBLIOGRAFIA:

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/ur/ursupadora/desenho-cego.png acessado em 01/11/2014 as 22:54

http://vendose.wordpress.com/marcio/

http://criadoresdarte.blogspot.com.br/2011/03/o-que-e-o-desenho-cego.html

http://www.elo7.com.br/porta-retrato-eco-13x18/dp/2F2A97

CUNHA, Susana Rangel: Lino, Dulcimara Lemos. As Artes no Universo Infantil.Porto Alegre: Mediação, 2012.

As artes no Universo Infantil/Susana Rangel Vieira Da Cunha (Org); Dulcimarta Lemos Lino... [ET AL.].- 2 ed – Porto Alegre: mediação 2012.(PLT) p. 60-61

Coleção Fofurinha /Solange Valadares e Erika Valadares Vol.2 Editora Fapi

https://www.google.com.br/search?q=desenhos+de+crianças+pintando&espv=2&biw=1366&bih=624&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=WDhMVLCOI87EggTEmoCABw&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=crian%C3%A7as+pintand Acessado em 25 de Outubro de 2014 as 22:01

http://www.ehow.com.br/ensinar-teatro-educacao-infantil-como acessado em 2/11/2014 as 22:31

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/teatro-imaginacao-pre-escola-jogos-546388.shtml, em 19/09/2014, às 21:05 hs.

http://revistaescola.abril.com.br/jogos-brincadeiras acessado em 10 de nov.2014 as 21:45

...

Baixar como  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »