TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo

Trabalho Escolar: Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

Modernismo

É o movimento de arte que engloba vários grupos artísticos como o Dadaísmo, o Surrealismo e o Futurismo, herdado pelo romantismo e pelo realismo e simbolismo. Essa é a herança de uma necessidade de modernizar a arte, contra o tradicionalismo. No Brasil, assim como na Europa, houve uma rejeição por fugir dos movimentos padrões da época.

A semana de arte moderna de 22 de foi um divisor de águas na arte brasileira. Seja na arte plástica, arquitetura, literatura, musica ou qualquer outra expressão artística.

Teve algumas revelações como Anita Mafaltti, e presenças de vários artistas renomados como o músico Heitor Villa Lobos. Foi evento que marcou época apresentando novas idéias, exemplos são vários: a poesia, antes só escrita, agora declamada, a musica agora através de consertos e não mais apenas com apresentações acompanhadas de orquestras sinfônicas, a mais inovadora foi nas artes plásticas, exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura com desenhos arrojados e modernos.

Os objetivos da exposição eram dois, uma busca de uma identidade brasileira nacional, e consolidar a literatura brasileira com a modernidade, portanto. Fazer do Brasil um país livre e moderno nas artes.

Essa modernização tinha que está em sintonia com as técnicas que dominava a Europa na época.

O Dadaísmo era quebra do tradicional e falta de sentido, um movimento com forte conteúdo do anárquico.

O Surrealismo é pintura com elementos surreais, baseadas na fantasia, do imaginário.

O Futurismo é bem mais polêmico pois os adeptos do movimento rejeitam o moralismo e nos movimentos tecnológicos do final do século XIX.

Com esses movimentos europeus e buscando identificar os artistas brasileiros revolucionaram a arte.

A senhorita Anita Mafaltti ficou eternizada com suas exposições com figuras que resultam do quadro, como se apresenta em cada traço quase violento. Com paisagem larga e iluminada, sempre com uma luz crua e meridiana.

Mafaltti tinha uma inteligência e sensibilidade enorme, buscou os caminho mais atuais possíveis e provocaria a precisão, ela fugia do tradicionalismo que não obedecia a nenhuma regra brasileira ou internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com