TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo

Seminário: Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Você, com certeza, já viu esse quadro, certo? O Abaporu, de Tarsila do Amaral, pertence a um dos movimentos artísticos mais importantes do nosso país: o Modernismo.

No Enem, é muito comum haver questões sobre o Modernismo ou textos de autores modernistas. Saber identificar um texto modernista (verbal ou não) pode ajudá-lo a resolver uma questão com maior precisão – e isso significa um melhor desempenho na prova!

Vamos, então, aprender um pouco sobre o Modernismo no Brasil em sua fase inicial?

A Semana de Arte Moderna de 1922 envolveu intelectuais das mais diversas áreas: artistas plásticos, escritores, músicos e escultores. Esse momento representou um grande marco, contextualizando o início do Modernismo no Brasil, pois libertou a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus e deu início à construção de uma cultura essencialmente nacional. Vamos entender como?

Vimos, no vídeo anterior, quais foram as principais características da fase inicial do Modernismo. Entre elas, temos:

Liberdade linguística.

Ruptura com os modelos tradicionais.

Destruição do passado.

Nacionalismo.

Como vimos, o Modernismo estava disposto a difundir novas ideias, exibindo, em muitas obras, um tom agressivo e irônico com relação à literatura mais tradicionalista.Características da obra de Mário de Andrade

Um autor importante desse período é Mário de Andrade. Apesar de essa fase ser predominantemente poética, houve algumas obras em prosa que se destacaram. Entre elas, o livro Macunaíma (1928). Sua estrutura e temática são exemplos claros dos valores do Modernismo: seu personagem principal é um índio, e são utilizados vocabulários em tupi (nacionalismo), língua falada em boa parte do Brasil antes e após a chegada dos portugueses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com