TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Irmãos Campana

Por:   •  17/10/2018  •  Monografia  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 15

Irmãos Campana

Gabriel Santos Slompo

Gabriel Silva Aleixo

Luiz Gustavo Oliveira

Matheus Marciel Nunes

Pedro Reame Avelino

Vitor Roberto dos Santos

BAURU

2018

Gabriel Santos Slompo

Gabriel Silva Aleixo

Luiz Gustavo Oliveira

Matheus Marciel Nunes

Pedro Reame Avelino

Vitor Roberto dos Santos

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” - UNESP

BAURU

2018

RESUMO

Os Irmãos Campana ,hoje grandes expoentes do Design, tem desde o início de sua trajetória como característica o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. Com parcerias importantes de grandes indústrias, se destacam cada vez mais no cenário nacional e internacional, levando em seus projetos características do design brasileiro e da criatividade para reutilização de materiais.

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

Humberto e Fernando são os irmãos Campana. Humberto nasceu no ano de 1953 em Rio Claro e é formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Fernando nasceu em 1961 em Brotas e é formado em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes.

Desde 1983 os Irmãos Campana vem construindo solidamente sua carreira, conquistando reconhecimento em ambos cenários nacional e internacional. Seu trabalho é reconhecido por incorporar a idéia de transformação e reinvenção dando destaque para materiais pobres, materiais do dia-a-dia e comuns que carregam não somente o design criativo dos irmãos mas características bem brasileiras como: cores, misturas, o caos criativo e a simplicidade nas soluções.

Em seu estúdio em São Paulo, os Irmão Campana estão em constante investigação de novas possibilidades na criação do mobiliário. Parcerias com a comunidade, fábricas e indústrias mantém o repertório do estúdio sempre atualizado, possibilitando também uma proximidade e um diálogo produtivo onde a troca de informações é fonte preciosa de inspiração.

Seus projetos começam a ganhar destaque no final dos anos 1980 com a exposição Desconfortáveis, na qual cadeiras esculturais de ferro nada convidativas indicavam o espírito irreverente com que seriam reconhecidos: entre o artesanato, o design e a arte. Projetos como a cadeira Favela e a Vermelha Chair ajudam os irmãos a se consolidar como referência no design e dão destaque a toda criatividade e brasilidade característicos de seus trabalhos. Ao longo dos mais de trinta anos trabalhando juntos, os Irmãos Campana contribuíram de inúmeras formas não somente para a renovação design sustentável, como também para outras áreas do design como o design de interiores e exteriores - vale destacar os trabalhos dos cafés do Theatro Municipal de São Paulo e do Museu D’Orsay de Paris - e de produtos, com parcerias com Louis Vuitton, LACOSTE e Melissa. Atuando também no âmbito social, com a criação do Instituto Campana, os irmãos contribuem para preservação do artesanato e para o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas.

2 - ESTÚDIO CAMPANA E CRIAÇÕES

2.1- ESTÚDIO CAMPANA

Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estúdio Campana tornou-se famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes, como as poltronas ‘’Vermelha’’ e ‘’Favela’’, além da forte presença no design de interiores. Devido ao design altamente contemporâneo, as criações dos irmãos Campana se encaixam melhor em ambientes de estilo moderno, contemporâneo e industrial. Apesar dessa forte modernidade presente nas peças, os irmãos Campana incorporam a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção de massa; tornando preciosos os materiais do dia-a-dia, pobres ou comuns, que carregam não só a criatividade no seu design, mas também características bem brasileiras (as cores, as misturas, etc).

Empresas nacionais e internacionais produzem as ideias materializadas pelo Estúdio, muitas vezes em parceria com comunidades e ONGs. Humberto e Fernando Campana retiram elementos de seu contexto natural, instigando o observador, estimulando a relação que as pessoas têm com os objetos, tiram-nas da sua zona de conforto e convidam a experimentá-los. Cada peça adquire caráter único e por isso, muitas vezes, ganha status de obra de arte. Assim, os Campana rompem a fronteira existente entre arte e design.

2.2 - CADEIRA “FAVELA”

A cadeira ‘’Favela’’ dos irmãos Campana, produzida em 2001, faz parte do ‘’Centre Georges Pompidou’’, em Paris. Foi inspirada na favela ‘’Rocinha’’, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Feita de ripas de madeira, representando o acúmulo de materiais, o caos, da mesma forma que crescem as favelas. Sua forma, que remete a um trono, pode ser lido como uma analogia à autonomia e criatividade reinantes nas favelas. Cheia de simbologias e brasilidade, é bastante valorizada nacional e internacionalmente.

Trabalhada com materiais reaproveitados, a cadeira chama a atenção por si só, independente do local onde for disposta ou do tipo de decoração presente no ambiente e, apesar dos efeitos nocivos à saúde que a madeira pode causar, pelo seu processo de fabricação, ela tem como principal objetivo o uso enquanto objeto escultural, mais que funcional.

De todas as criações dos irmãos Campana, a cadeira ‘’Favela’’ é a que colocou os artistas em destaque no cenário internacional.

Figura 01 - Cadeira Favela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (583.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com