TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monteiro Lobato

Ensaios: Monteiro Lobato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

Personagens

Seus principais personagens, conhecidos até hoje, são a Emília, que é uma boneca de pano com vida, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho com vida e muito inteligente, Cuca, a vilã, e o Saci Pererê. Estes personagens fazem parte da obra mais famosa, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, famosa entre as crianças até hoje.

Livros

Suas principais obras infantis são “A Menina do Nariz Arrebitado”, “O Saci”, “Fábulas do Marquês de Rabicó”, “Aventuras do Príncipe”, “Noivado de Narizinho”, “O Pó de Pirlimpimpim”, “Reinações de Narizinho”, “As Caçadas de Pedrinho”, “Emília no País da Gramática”, “Memórias de Emília”, “O Poço do Visconde”, “O Pica-Pau Amarelo” e “A Chave do Tamanho”.

Além de seus livros infantis, também escreveu outras obras como “O Choque das Raças”, “Urupês”, “A Barca de Gleyre” e “Escândalo do Petróleo”.

Jeca Tatu

Em seu livro “Urupês”, Monteiro Lobato retrata a imagem do caipira brasileiro, destacando sua pobreza e ignorância que o tornava incapaz de auxiliar na agricultura. Este personagem tornou-se símbolo nacionalista e foi usado por Rui Barbosa em sua campanha presidencial em 1918.

Crítico

Monteiro Lobato escreveu ainda muitas críticas, entre elas “Jeca Tatu” e “Negrinha”, que retratam a visão que o autor tinha do país. Os contos falam sobre o trabalho do menor, parasitismo da burocracia, a violência contra os negros, imigrantes e mulheres, da empáfia dos que mandam, do crescimento desordenado das cidades e outros assuntos da crise de 30.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com