TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Artísticos Do Brasil

Trabalho Universitário: Movimentos Artísticos Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

O Futurismo: é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerrae a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na França,seus principais temas são as cores.

Principais Artistas:

Umberto Boccioni Giacomo Balla

ARTES PLÁSTICAS

- Umberto Boccioni (pintor e escultor italiano)

- Luigi Russolo (pintor e compositor italiano)

- Carlo Carrá (pintor italiano)

- Antonio Sant'Elia (arquiteto italiano)

- Giacomo Balla (pintor e escultor italiano)

- Ambrogio Casati (pintor e escultor italiano)

- Primo Conti (pintor italiano)

- Fortunato Depero (pintor italiano)

- Anitta Malfatti (pintora, gravadora e desenhista brasileira)

LITERATURA

- Vladimir Maiakovski (poeta e dramaturgo russo)

- Filippo Tommaso Marinetti (escritor, editor e poeta italiano)

- Émile Verhaeren (poeta belga)

- Fernando Pessoa (poeta e escritor português)

- Joan Salvat-Papasseit (poeta espanhol)

- Oswald de Andrade (escritor e dramaturgo brasileiro)

Principais Obras:

O Cubismo: é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências amáscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Principais Artistas:

Pablo Picasso

- Anita Malfatti (pintora)

- Tarsila do Amaral (pintora e desenhista)

- Vicente do Rego Monteiro (pintor, desenhista e escultor)

- Di Cavalcanti (pintor, ilustrador e desenhista)

- Pablo Picasso (pintor, escultor e desenhista espanhol)

- Paul Cézanne (pintor francês)

- Marcel Duchamp (escultor e pintor francês)

- Georges Braque (escultor e pintor francês)

- Juan Gris (pintor e escultor espanhol)

- Kazimir Malevich (pintor soviético)

- Fernand Léger (pintor e desenhista francês)

- Umberto Boccioni (pintor e escultor italiano)

- Diego Rivera (pintor mexicano)

- Albert Gleizes (pintor francês)

- Francis Picabia (pintor francês)

- Robert Delaunay (pintor francês)

- Roger de La Fresnaye (pintor francês)

- Alexandra Nechita (pintora e muralista romena)

Principais Obras:

O Expressionismo: O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança efotografia. Manifestou-se inicialmente através da pintura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com