TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Casos: MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo é um projeto de pesquisa elaborado para atender a disciplina TCC I da Faculdade Capim Grosso, tendo como objetivo analisar a importância da música nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I nos 1º, 2º e 3º anos, no turno vespertino da Escola Municipal Cândida Rosa Vilas Boas, situada no Bairro Planaltino nessa cidade, fundamentada em práticas pedagógicas em um estudo de caso. “A música faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia”. (BRASIL, 1998, p.45). A música é algo que nos envolve levando-nos a sentir sensações de tristeza e alegria, saudade e recordações, é também uma forma de lazer e resgate da nossa cultura. Tendo como problema a preocupação sobre o conteúdo de música que é trabalhado com as crianças, no que se refere à formação e o conhecimento que elas podem construir com a prática de ensino da música.

A música está presente em diversas situações da vida humana. Existem músicas para adormecer, música para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar o que remonta á sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical, nesse contexto, as crianças entram em contato com a cultura musical muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais. (RCNEI, 1998 p.47)

A criança precisa ser sensibilizada para o universo dos sons, pois, é através da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for à sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Por tanto, é de grande valia exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.

A música é uma linguagem tão ou mais rica e expressiva que a linguagem verbal, ainda que possa à primeira vista parecer privilégio de poucos, pois quase todas as pessoas são capazes de se expressar através de palavras, mas não muitos conseguem compor e, dessa forma, “falar” através da música. Mas, se essa evidência parece clara, não é menos verdade que a capacidade de compreensão e de sensibilidade pela música constituiu atributo inerente a qualquer pessoa, seja qual for a cultura em que nasceu. (ANTUNES, 2006, p. 17)

O que levou a esta pesquisa foi a inquietação perante as observações em sala de aula, onde foi possível perceber que alguns professores trabalham a música de forma rotineira e automática, sendo que deveria dar às crianças a oportunidade de viver a música apreciando-a, cantando e criando sons de forma interdisciplinar. Em algumas situações ela é utilizada em fins de higiene, hora do lanche, comemorações cívicas, em outras situações a música nem aparece no planejamento como ela deveria ser explorada.

O objetivo principal desse projeto é refletir sobre a importância do ensino da música para um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem dos alunos do ensino Fundamental I. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da música para a formação integral de alunos do Ensino Fundamental I, tomaremos como base teórica os autores: ANTUNES (2006), JEANDOT (1997), RCNEI (1998), YIN (2003), ALICE (2003), FERREIRO (1995), LOUREIRO (2003).

A criança entra em contato com os sons antes mesmo de seu nascimento, desde o momento da concepção ela já é exposta aos sons intra-uterinos, a voz materna também constitui material sonoro especial e referência afetiva para ela, daí a certeza de que a música está presente desde antes do nascimento até a hora da morte do ser humano.

A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade. A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a música tem este caráter de provocar esta interação, pois, ela traz em si ideologias, emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem. Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica no Ensino fundamental I.

Diante do pressuposto, a música pode contribuir no ambiente escolar tornando o mesmo harmonioso e sugestivo para uma aprendizagem eficaz. Por tanto, é preciso que os espaços das crianças sejam animados e agradáveis, para os mesmos serem estimulados e recompensados por isso.

2. QUESTÕES DA PESQUISA

1. Como acontece a utilização da música como recurso pedagógico no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental?

2. Como a música pode ser introduzida no dia-a-dia escolar?

3. Como é possível trabalhar a música de forma interdisciplinar, além do movimento corporal?

3. OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a importância do ensino da música para um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem das crianças do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender o conteúdo da música que é trabalhado com as crianças;

• Analisar a formação e o conhecimento que as crianças estão construindo com a prática do ensino da música na Escola Cândida Rosa Vilas Boas;

• Observar como os educadores trabalham a música na sala de aula.

5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Como suporte teórico para sustentar esse projeto sobre a importância da música no Ensino Fundamental I, nos 1º, 2º e 3º anos, no turno vespertino da Escola Municipal Cândida Rosa Vilas Boas, para o desempenho escolar dos alunos, faz-se necessário versar sobre alguns aspectos diretamente ligados a essas questões através de um estudo de caso.

O estudo de caso é uma investigação empírica que: “investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto de vida real, especialmente quando, os limites o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes”. (YIN, 2010 p. 39).

Independente do papel que a música exerce na sociedade, ela trás vários benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com