TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

México música

Artigo: México música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

México música

/

A música do México é muito diversificada e apresenta uma ampla gama de diferentes estilos musicais.

/

Foi influenciada por uma variedade de culturas, principalmente a indígena mexicana e a cultura europeia, desde a Idade Média.

/

Muitas músicas tradicionais do México são bastante conhecidas em todo o mundo, embora muitos admiradores destas canções desconheçam seu país de origem, entre elas destaca-se "Bésame Mucho", "La Bamba", "Solamente una Vez", "La Bikina", "Cielito Lindo", "Somos Novios", "El Rey", "María Bonita", "México Lindo y Querido". "La Cucaracha", embora popularizada durante a Revolução Mexicana, é uma antiga canção folclórica espanhola.

/

Mariachis

/

Ao redor do mundo, o mariachi é um símbolo reconhecido do México. Para os mexicanos, é o acompanhamento musical nos momentos mais importantes da vida: forma um componente vital do noivado e os eventos familiares, bem como casamentos, aniversários, batizados e funerais.

/

Praticamente, em qualquer cidade mexicana, você encontrará esse grupos musicais vestidos de ternos com chapéus de asa larga. Você pode vê-los cantar nos restaurantes ou bares, ou esperando numa praça que alguém os contrate.

/

Num bairro mexicano, não é estranho acordar de madrugada ouvindo algum som de mariachis oferecendo uma serenata para uma dama no dia do seu aniversário, no dia das mães o no dia da Virgem de Guadalupe na igreja local.

/

Durante seus primeiros anos, os grupos improvisados cantavam música de mariachi e o estilo musical foi associado às classes rurais de baixos recursos. No entanto, no início do século XX, a música de mariachi começou a ter mais aceitação nas classes mais endinheiradas.

/

A rádio, o cinema e a fotografia levaram a música de mariachi de um modo mais massivo. O que anteriormente tinha sido um estilo de música rural regional, chegou a ser de importância nacional na década de 1930.

/

As canções de mariachi abrangem uma variedade de temas comuns à condição humana, bem como amor, traição, política, morte, revolução e patriotismo. Mesmo que as músicas sejam alegres ou trágicas, expressam uma forte emoção. Não se surpreenda se algum membro da audiência, de repente, gritar um “ai ai ai!”, ou se alguém começar a cantar a mesma canção junto com os mariachis. Este é o tipo de música que convida à participação da audiência; portanto, sinta-se com a liberdade de se unir.

/

O reconhecimento da música de mariachi foi crescendo. Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO) reconheceu a música de mariachi como parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. De acordo com o comitê de seleção, “a música de Mariachi transmite valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com