TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música

Resenha: Música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Música: é a arte de combinar os sons. Existe em combinação de sons e de silêncio, em sequencias simultâneas(harmonia) ou sucessivas (ritmo e melodia).

Elementos principais da música: harmonia (combinação de sons simultâneos “acordes” notas sobre notas e ao mesmo tempo) melodia (combinação de sons sucessivos, um som após o outro) ritmo (variação da duração de sons com o tempo.)

Pauta ou Pentagrama: onde as notas musicais são escritas, em cima das linhas ou nos espaços. Um conjunto de 5 linhas e 4 espaços traçados na horizontal.

Claves: usadas no início da pauta, serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Clave de sol, clave de fá e clave e dó.

Notas musicais: sinais que representam a altura do som. São 7 notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, sí.

Família das madeiras: instrumentos de sopro, que funcionam através da vibração de palhetas de madeira. Flauta, Flautim, Oboé, Corne Inglês, Clarinete, Clarinete baixo, Fagote, Contra fagote, Saxofone.

Família dos metais: Os sons são produzidos através do sopro. São classificados como aerofone ou aerófono, cujo som é produzido pela vibração do ar. Tubos metálicos dobrados ou enrolados a fim de facilitar seus manejos e dar-lhes dimensões mais cômodas e graves. Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino, Corneta de pistões, Tuba.

Família das cordas: é a base da orquestra, pois constituem mais da metade dos instrumentos. O soim é produzido quando as cordas são vibradas (cordas friccionadas, tocadas por um arco, violino), (cordas dedilhadas, tocadas por palheta ou dedos, harpa) e (cordas percutidas: tocadas por um martelo que é acionado por um teclado, piano). Viola, Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Piano.

Família de percussão: poderosa em termos de volume do som fica no fundo do palco. Tímpano, Tambor, Bombo, Caixa clara, Xilofone, Triângulo, Pratos, Carrilhão, Glockenspiel, Celesta, Vibrafone, Pandeiro, Castanholas, Blocos de madeira e Tantã ou gongo. Se dividem em altura definida, produzem notas de altura determinada e aceitam afinação, tímpano, glockenspiel, xilofone, entre outros.... e os de altura indefinida, são usados para marcação do ritmo, bumbo, pratos, triângulos, pandeiro.

Ligadura: uma linha curva colocada sos as notas de mesma entonação, determina que o som de ambas se somem. Se as notas tiverem entonações diferentes a ligadura neste caso será determinar que a passagem de uma nota para a outra seja feita suavemente.

Ponto de aumento: colocado a direita da cabeça da nota, aumenta a essa nota a metade do seu valor. Ex: se a mínima tinha 2 tempos ela passa a ter 3.

Fermata: quem define é o maestro. Geralmente aumenta o valor da nota em aproximadamente 100%. Funciona como uma breve suspensão na contagem da musica. Também pode ser utilizada para criar uma breve interrupção.

Barras de compasso: linha q corta o pentagrama verticalmente. Barra de divisão dos compassos (indica que sera dividido a partir daquela linha), barra indicativa de alterações (indica qua a melodia sofrerá alterações), barra indicativa de repetição (indica que a melodia escrita entre as barras sera repetida) e barra de finalização (indica o fim da musica).

Sinais de alterações: servem para modificar a altura de uma nota sem mudar seu nome, servem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com