TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nascimento da Bauhaus

Artigo: Nascimento da Bauhaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  311 Visualizações

A Bauhaus , foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto .

E representou ao menos por duas gerações de designers (e artistas) uma ocasião preciosa para encontrar, confrontar e experimentar novas soluções estilísticas

A sua influência foi determinante não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa e nos EUA, sobretudo depois do seu fechamento e da dispersão de seus membros devido à perseguição nazista.

O nascimento da Bauhaus se coloca em um contexto histórico e cultural particular, ao final da Primeira Guerra Mundial, caracterizado pelo descontentamento que muitos alemães provavam depois da derrota militar, do fim nada glorioso de seu império e da incapacidade da república apenas nascida de resolver os muitos problemas que afligiam a nação.

Na primavera de 1919, o governo socialista da Sassonia (Turíngia) convidou o arquiteto Walter Gropius a dirigir o Staatliches Bauhaus, com o objetivo de renovar o estilo e a linguagem das artes.

E para que isso fosse alcançado foram convidados escultores, pintores, artesãos e construtores, formando um grande grupo de criação, em um projeto sem dúvida ambicioso e utópico, cuja finalidade era criar uma comunidade de artistas e projetistas capazes de exprimir em maneira unitária os ideais e os sentimentos de uma nação inteira, para, quem sabe, reforçar os pontos de conexão e, assim, aumentar a auto estima dos cidadãos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com