TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoclassicismo

Artigo: Neoclassicismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Artigo  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidadeclássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.

CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL:

Os primeiros sinais do Neoclassicismo se fazem notar em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII, embora desde já se deva advertir que a cronologia dos estilos é sempre muito polêmica, e seus limites, muito imprecisos.

O Neoclassicismo, como o nome indica, foi um movimento cultural revivalista, que voltou-se para a Antiguidade clássica - a Grécia e a Roma antigas - como a principal referência estética e modelo de vida. Considerava-se há muito tempo que a tradição clássica, onde se incluía a cultura renascentista, ela também um revivalismo classicista, era imbuída de grande autoridade moral e estética, e por isso era um modelo ideal. De fato, a "volta aos clássicos" é um fenômeno recorrente na história da cultura do ocidente.

Neoclassicismo no Brasil:

A arte Neoclássica ocorreu entre os séculos XVIII e XIX e busca inspiração no equilíbrio e simplicidade, com base na recuperação da arte grego-latina. A corte portuguesa buscou artistas na Europa para lecionar no Rio de Janeiro.

• Missão francesa: formada por um grupo de 40 artistas que chegou em 1816 e criou a Imperial academia e Escola de Belas Artes.

• Missão austríaca: chegou em 1817 acompanhados da princesa Leopoldina.

Autores:

Manuel de Araújo Porto - Alegre:

Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Seu nome real era Manuel José de Araújo, modificado para Pitangueira e mais tarde chegando à forma definitiva, Manuel de Araújo Porto-alegre. Porto-alegre foi o primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil. Entre 1837 e 1839, de volta de sua viagem à Europa, Manuel de Araújo Porto-alegre produziu uma série de litografias satíricas e fundou em 1844 o primeiro periódico do país ilustrado com caricaturas - a Lanterna Mágica, de efêmera duração. Em 1840 é nomeado pintor da Câmara Imperial, sendo responsável pelos trabalhos de decoração para a coroação do imperador dom Pedro II (1825 – 1891) e para o seu casamento com D. Teresa Cristina (1822 - 1889).

Executa ainda diversos projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais se destaca as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.

Imagem 1: Estudo para a sagração de Dom Pedro II, 1840, O Museu Histórico Nacional,

Rafael Mendes de Carvalho:

Nascido em Laguna (SC) em 1817 e falecido provavelmente no Rio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com