TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carnaval

Dissertações: O Carnaval. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  245 Visualizações

Os três personagens mais famosos do Carnaval nada têm de brasileiros, mas, após anos pulando folia do lado de cá do Atlântico, o Pierrô, o Arlequim e Colombina já aderiram à festa tupiniquim.

O Pierrô, o Arlequim e a Colombina são personagens da Commedia dell’Arte italiana nascidos no século XVI. Nela, os atores representavam improvisando e usavam o idioma local — em contraste com as peças da nobreza que eram ensaiadas e representadas em latim. Em alguns casos, os personagens chegavam a usar máscaras.

Apresentadas nas ruas e praças, as histórias encenadas eram uma sátira à vida e aos costumes da sociedade. O ponto alto das apresentações acontecia durante o carnaval na Europa. Na Itália renascentista, o início oficial do carnaval era um desfile com máscaras pelas ruas da cidade. A popularização das máscaras e fantasias, no entanto, só ocorreu a partir do século XIX. Algumas das pessoas usavam as mesmas máscaras que os personagens da Commedia dell’Arte usavam em cena.

No Brasil, a comemoração do carnaval começou em meados do século XVII com o “Entrudo”, festa pouco semelhante com o carnaval atual. A festa só evoluiria no século XIX, quando as classes mais ricas comemoram a folia dentro de salões.

Os personagens mais populares

Outros personagens também faziam parte das encenações da Commedia dell’Arte, mas o Pierrô, o Arlequim e a Colombina eram os mais queridos. Sua popularidade pode ser explicada por eles serem serviçais e estarem envolvidos em um triângulo amoroso: o Pierrô e o Arlequim amam a Colombina, que ama o Arlequim.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com