TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coletivo salada mista

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

E.E.E.M PROFESSOR JÚLIO GRAU

RAFAELA VITORIA

COLETIVO OPAVIVARÁ

PORTO ALEGRE

2017

                                  Coletivo salada mista

     Foi um coletivo realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2007, seus curadores foram Aimberê Cesar e Lena Amorim. Opavivará é um coletivo que desenvolve ações em locais públicos da cidade, galerias e instituições culturais, propondo inversões dos modos de ocupação do espaço urbano, através da criação de dispositivos relacionais que proporcionam experiências coletivas. Desde sua criação, em 2005, o grupo vem participando ativamente no panorama das artes contemporâneas.

     Na ação pessoas e frutas são hedonizadas numa experiência sinestésica dentro de uma piscina. As práticas alimentares, partilhadas nas refeições à mesa, lugar oficial do convívio, inspiram artistas a utilizarem o espaço urbano, a rua, como cenário para suas invenções.

      Organizados em coletivos, esse movimento provoca uma intervenção criativa na rotina, assim como utilizaram a piscina para variar os costumes diários. Os coletivos foram criados com a proposta de realizar “experiências poéticas coletivas interativas”.  Quer lugar mais apropriado que a cozinha para executar essas ideias? O grupo elegeu a refeição um dos componentes forte para proporcionar encontros que congregam público, artistas, espectadores e passantes. Todos se envolvem ativamente no processo de criação e de construção da obra, que pode ser na rua ou num apartamento. Os artistas já organizaram experiências culinárias coletivas, ações gastromusicais e performances digestivas.

     Na Cozinha Coletiva eles contam que alcançaram uma maior horizontalidade das relações.  Dizem que as sensações, imagens, ideias e conceitos são melhor degustados, digeridos, trocados e ressignificados. “É cozinhando que a gente se entende. Com a comida entramos com arte dentro dos corpos das pessoas”, afirmam.  Para eles, a matéria-prima comida tem um grande poder de transformação química, social, conceitual e até espiritual. “É o material mais popular e universal que existe. Por isso torna-se uma ferramenta e um veículo tão gostoso de se trabalhar. Se entendemos nossa alimentação diária como uma experiência estética e poética, toda a vida pode ser arte. Desde o antepasto até as fezes. E se comer é arte, esta é uma arte realizada por todos os seres humanos do planeta diariamente, eternamente. Tudo começa e termina em torno da comida!”, justificam.

     Acredito que o coletivo seja concebido para ser uma ideia efêmera, não é possível ter longa duração, pois com o passar do tempo as frutas ao contato da piscina irão estragar. Não mudaria nada na ação, porém não poderia ser realizado na minha escola porque não há piscina. Esse coletivo pode aproximar as pessoas de uma maneira mais intima e também unir grupos de pessoas para realizarem uma ação junta, que é justamente a questão que viemos trabalhando em aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com