TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Arte

Por:   •  27/9/2020  •  Dissertação  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito Arte

A arte pode estar ligada a capacidade do ser humano de manipular a natureza para assim produzir algo, uma manifestação para expressar-se ou uma criação funcional, assim como mostra a expressão Homo Faber (ser que produz) de Vilém Flusser, que nos explicita que é do ser humano produzir e transformar elementos da natureza em objetos uteis no dia a dia.

A atividade artística é plural, e nem sempre tem a necessidade de uma finalidade, as vezes ela é puramente para uma apreciação estética, que nos faz ter uma troca de sentimento com o que estamos observando, porque além de uma utilidade, a arte também é sobre uma comunicação única entre você e o artista, e sobre a época em que o mesmo viveu. Em sua obra o artista sempre deixa características do seu contexto histórico, os paradigmas que sustentam a sua época, comportamentos comuns, as técnicas e sua própria experiência, e entender todos esses pontos faz com que você veja a arte de uma nova perspectiva.

Quando a arte tem uma finalidade, ela também expressa uma ideia dentro da sua finalidade, assim como no Design você tem a melhor forma para uma função, na arte útil você tem todo um conceito pensado, uma forma para as coisas serem feitas da forma como foram, dentro de uma produção artística.

A arte é tudo e nada ao mesmo tempo, o que é arte para você pode não ser para outra pessoa, não existe uma forma fixa de compreende-la na sua complexidade, a arte é subjetiva. Tudo pode ser arte se existir um significado para você, se te faz pensar e te toca de alguma forma, mesmo que seja um simples grafite. A arte ela vem para nós em várias linguagens diferentes a arquitetura, escultura, escrita, música, dança, e muitas mais, todas elas são diferentes entre si, mais carregam essa essência de alguma forma expressar uma ideia ou um sentimento.

Então se eu fosse tentar, só tentar mesmo, definir a arte eu diria que não importa como ela se pareça, como ela seja produzida, ela sempre expressa uma ideia ou traz consigo uma experiência e te faz sentir, você troca com o artista mesmo sem nunca tê-lo conhecido. A arte é sobre sentir, acho que é por isso que não é tão simples defini-la as pessoas podem sentir de formas diferentes, podem ser sentimentos bons ou ruins, mas ainda é sobre como a arte te faz sentir e sobre o que ela te faz pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com