TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O David de Bernini

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

O SEU NOME AQUI

O David de Bernini

São Paulo

2020

O SEU NOME AQUI

O David de Bernini

Trabalho de aproveitamento da disciplina História da Arte: da Pré-história ao Surrealismo – 1º semestre da Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Claretiano

Profa. Dra. Arethusa Almeida de Paula

São Paulo

2020

O Barroco e Bernini

        A escultura barroca teve início na Itália. O seu principal representante é Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Arquiteto, pintor, poeta e cenógrafo, este napolitano talvez tenha sido o maior escultor do século XVII. Nascido em meio à arte, teve como seu professor o próprio pai, o escultor florentino Pietro Bernini, que, ao mudar-se para Roma, levou consigo o filho, que se revelaria um prodígio. O jovem dedicou-se com muito entusiasmo ao estudo da arte clássica e desta assimilou as características que o tornaram um grande artista.

         Em 1619 o artista decorou a Villa Borghese para o cardeal Scipione Borghese e pelo conjunto da obra com a sua escultura David, Bernini recebeu elogios do pintor Annibale Carracci e passou a ser patrocinado pelo papa Paul V.

        No centro da cena artística romana, Bernini aprimorou as suas habilidades de escultura e aperfeiçoou o senso de movimento em figuras mitológicas, como em Apolo e Dafne e O Rapto de Proserpina, obras pelas quais foi aclamado.

        

A escultura David de Bernini

        O David de Bernini é uma escultura de mármore feita sob encomenda para o cardeal Scipione Borghese para decorar a Galeria Borghese, onde se encontra até os dias atuais. Feita em tamanho real, a obra-prima levou sete meses para ser concluída, entre os anos de 1623 e 1624. Conforme a lenda do Antigo Testamento, o futuro governante da Judeia e Israel decapitou o gigante Golias, vencendo assim a batalha contra os filisteus.

        O tema da escultura foi baseado no David bíblico prestes a lançar a pedra que derruba o adversário, o que permitirá a decapitação. Nas composições do século XV, David foi representado já como vencedor, por estar vinculado às ideias de heroísmo, poder, nobreza e glória. Um exemplo disto é a pintura Davi com a cabeça de Golias, de Caravaggio c. 1606-1607, em que podemos notar o jogo de luz e sombras típico do Barroco europeu. No trabalho de Bernini, temos um David um pouco diferente, com dinâmica, tensão mental e movimento. A estátua figura o momento da batalha, em que o jovem se prepara para atacar, reunindo toda a sua força e vontade. Na expressão facial percebe-se a tensão voltada para o inimigo: o olhar intenso e forte, com as sobrancelhas franzidas em tom grave, aparentando um certo ódio; e os lábios inferiores mordidos, indicando concentração. Esta obra demonstra um contexto dramático, como muitas outras do artista, característica marcante no estilo de seu trabalho.

        O David de Bernini foi feito no início do período Barroco. Exibe como características próprias deste período a dramaticidade, o movimento, o jogo de diagonais, as curvas e contracurvas e os elementos retorcidos.

        A representação de David feita pelo artista é de um jovem forte, inabalável. Ao olhar para a escultura, temos a impressão de que sua figura faz parte de uma composição complexa e o inimigo Golias está próximo. A aparência e a pose do jovem fazem sentir a presença do antagonista, o segundo participante na cena da batalha. Deste modo o artista conseguiu criar a dramaticidade da obra, pela ilusão de que o espaço entre David e o inimigo esteja impregnado da ideia da luta. Provoca-se um envolvimento emocional do espectador pela tensão corporal apresentada.

        O movimento da escultura é dado pela distribuição do peso entre os membros do corpo representado: o jogo de diagonais aparece entre o pé de apoio da figura, o direito, que está em avanço, e o braço esquerdo que comanda a ação de arremessar a pedra. Com esta disposição, há uma torção no corpo, pois o tronco do herói está em uma linha diagonal contínua com a perna esquerda, a de movimento, finalizada pelo toque dos dedos do pé alcançando a base, quase tendo ficado em balanço. Também o alforje de David é lateral, passando pelo ombro direito e pendendo para o lado esquerdo do corpo, em posição diagonal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com