TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO HISTÓRIA

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Didática e Metodologia para o Ensino da Música – 1º Semestre 2019

Profa. Dra. Susana Ester Kruger Dissenha[pic 2]

Laura Mota Queiroz

8066462

Portfólio 2/Projeto de Prática individual:
Plano para uma aula de música

[pic 3]Portfólio 2/Projeto de Prática apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha ou Mariana Ament .


[pic 4]

Objetivos da atividade do Portfólio 2/Projeto de Prática:

  • Compreender como integrar as atividades de execução (performance), composição (ou arranjo ou improvisação) e apreciação;
  • Aprender a elaborar um plano de aula (uma aula) que integre estas atividades musicais práticas, visando o desenvolvimento musical global do aluno.

  1. Contexto fictício em que o plano de aula seria aplicado

  • A aula foi criada para desenvolverem os conceitos de Dalcorze.
  • Alunos de escola de música;
  • Idade entre 14 e 16 anos;
  • Em torno de 15 participantes
  • Tempo de duração: 2 horas, sendo 1h para desenvolverem a atividade e 1h para a apresentação e conclusões da aula.
  1. Conteúdo e seus objetivos de aprendizagem

  • CONTEÚDO: Os alunos já com conhecimentos básicos das notas musicais e suas alturas, iremos criar uma pequena composição musical de no máximo 3 pentagramas, em que os alunos serão divididos em 5 grupos com 5 integrantes e cada grupo poderá escolher seu estilo musical para desenvolver e reproduzir a composição com algum instrumento na primeira etapa e na segunda etapa corporalmente.
  • OBJETIVOS: A classe irá compor a atividade desenvolvendo suas habilidades, conhecimentos musicais e até mesmo preferências na hora de compor, este é o primeiro objetivo a ser realizado.

A classe, após realizar o primeiro objetivo, irá utilizar algum instrumento de percussão à escolha, para realizar a primeira etapa que é apenas tocar a partitura com o instrumento. A segunda etapa será usar o corpo para reproduzir a música criada, seja cantando ou batendo as mãos ou pés. Este objetivo é demonstrar para os alunos que Dalcroze já nos dizia, que para criar música não precisamos necessariamente de algum instrumento.

Além disso, os alunos terão uma importante tarefa de criar dentro dessas etapas a expressão musical que desejarem podendo ser alegres, tristes, etc. o fundamental é estar presente a expressão com boa interpretação e significado para os demais que irão assistir a apresentação.

  1. Descrição detalhada das atividades

PROCEDIMENTOS: Todos os alunos da sala colaborarão para a criação da composição. Feita a composição, cada grupo escolherá o seu instrumento musical, assim eles vão treinar no instrumento a música. Em seguida, os alunos vão pensar em como vão transportar o que eles tocaram com o instrumento, agora com o corpo. Além disso, eles vão desenvolver a expressão de suas atividades, um critério fundamental, pedido pela professora.

MATERIAIS, INSTRUMENTOS E/OU RECURSOS: Os alunos serão divididos em 5 grupos com 5 integrantes cada. Cada grupo utilizará um instrumento de percussão diferente para a atividade. Lembrando que a composição é uma só para a sala inteira. O outro recurso que os alunos utilizarão será o corpo conforme a didática do educador utilizado nesta atividade como referência Dalcroze.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (458.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com