TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modernismo na Arte

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

MODERNISMO

Releitura do quarto de Arles (Van Gogh)

Ana Paula Schnaider

Professora Rossana Soldatelli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Artes Visuais (ART0024) 3° fase do Curso de Licenciatura em Artes Visuais

14/05/2011

RESUMO

Quando se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura, cria-se na mente uma série de pensamentos que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos podemos chamar de releitura. A Leitura de Imagem de uma obra de Arte pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos. Através disso devemos ver a obra de arte com outros olhos aonde faremos uma interpretação daquilo que vemos, e colocaremos aquilo que esta dentro de nos para o mundo.

Através da releitura o aluno consegue aprender e compreender, contribuindo para o seu desenvolvimento e a sua capacidade de gerenciar os seus pensamentos, administrando assim as suas emoções. Somente assim conseguiremos tornar a escola um lugar agradável e digno de receber as crianças que vêm em busca de um conhecimento de forma integral.

Palavras – chave: Van Gogh, O Quarto de Arles, Releitura

1 INTRODUÇÃO

Quarto em Arles é um quadro do impressionista holandês Vincent van Gogh, pintado em outubro de 1888. A obra é, sem dúvida, uma das mais conhecidas obras do artista e até mesmo do mundo. No verão de 1888, van Gogh alugou uma ala de uma casa na Place Lamartine, em Arles. Era amarela por fora e, por dentro, era muito iluminada, boa para trabalhar. Vincent a viu como uma “ casa dos amigos”, onde outros artistas poderiam vir e ficar. Comprou os móveis e fez alguns consertos. A casa amarela tornou-se símbolo de sua procura por paz de espírito.

Van Gogh pintou varias vezes, é evidência da sua necessidade de ter um cantinho próprio onde pudesse se sentir seguro. Ele pintou uma versão do Quarto em Arles, depois mais duas no hospício em St – Rémy- de- Provence. Van Gogh fez o seu interior simples com a simplicidade de Seurat; cores planas mas com pinceladas carregadas de empastes, paredes lilas pálido, o chão de um tom vermelho irregular e esmaecido, a cadeira e cama em amarelo cromo, travesseiros e lençóis em verde – limão bem claro, a bacia de mão azul, a janela verde.

2  VINCENT VAN GOGH

Vincent Van Gogh foi um dos artistas mais trágicos que já viveram. Nada parecia dar certo em sua vida, e ele não era muito feliz. Em seus auto-retratos, ele nunca aparece sorrindo. Van Gogh nasceu na Holanda, em 1853, e morreu na França, em 1890. Ao contrário de muitos artistas, Van Gogh decidiu tornar-se pintor somente depois de adulto. Antes disso, ele tentou fazer uma porção de coisas. Ele vendeu quadros em uma galeria de arte. Depois, experimentou dar aulas, trabalhou em uma livraria e também foi pastor, Seguindo os passos de seu pai. Nenhuma dessas atividades o satisfez. Então, um dia ele decidiu tornar-se um artista.

Como Van Gogh sempre dava o melhor de si nas coisas que fazia, passou por várias escolas para aprender tudo o que fosse possível sobre desenho e pintura. Seus primeiros desenhos retratam as pessoas pobres que ele conheceu no tempo em que pregava. Algumas características desses desenhos permaneceram em seus trabalhos futuros, como as linhas e as formas fortes. Neles, o pintor deixa transparecer os sentimentos que nutria pelas pessoas comuns. Em suas primeiras telas, Van Gogh pintou as pessoas humildes que ele ajudava.

Em os comedores de batata, a família é tão pobre que tem apenas algumas batatas para o jantar. Todos têm a aparência cansada e infeliz. As cores nas primeiras pinturas de Van Gogh são tristes e sombrias. Ele queria mostrar a todo mundo como era dura a vida dos pobres. Van Gogh continuou usando tons escuros até o dia em que descobriu a riqueza cromática da arte japonesa. Ele se apaixonou pelas cores brilhantes e pelas formas fortes e linhas que viu. Em pouco tempo, as pinturas de Van Gogh passaram a ser muito mais coloridas.

Sabe-se muita coisa sobre o que Van Gogh pensava e fazia porque sempre escreveu muitas cartas para o seu irmão mais novo, Theo.Theo ajudou bastante o irmão. Encorajou-o a pintar e enviava-lhe dinheiro sempre que podia. Como Van Gogh estava o tempo todo mandando e recebendo cartas, acabou ficando amigo do homem que lhe entregava a correspondência. Fez diversos retratos desse carteiro e usou a mulher dele como modelo em muitas pinturas.

Em 1886, Vicent mudou-se para Paris, na França, para viver com Theo. Na época, Paris era o centro mundial das artes. Como o negócio de Theo era compra e venda de pinturas, e Vincent queria tornar-se um artista, aquele parecia ser o melhor lugar para ele. Theo apresentou seu irmão a vários pintores enquanto viveram em Paris. Embora naquela época pouca gente os conhecesse, muitos desses pintores se tornaram artistas de renome mundial.

Alguns anos depois, Vincent decidiu sair de Paris e se mudar para uma pequena cidade no campo, chamada Arles. Ele achava que Arles seria um ótimo lugar para os artistas conviverem e conversarem sobre suas diferentes idéias. Por isso fez um enorme esforço para convencer diversos pintores a junta-se a ele, mas o único que aceitou foi Paul Gauguin, embora não estivesse completamente convencido da idéias. E aconteceu que nada deu certo. Guaguim parecia não apreciar nada do Van Gogh fazia em Arles. Eles discutiam muito. Foi nesta época que ele pintou o Quarto de Arles.

Um dia, depois de uma acalorada discussão,Guaguim finalmente decidiu deixar Van Gogh e retornar a Paris, e ele ficou desesperado, ele desejava sinceramente que as coisas dessem certo entre eles. Van Gogh sempre tivera problemas para lidar com os próprios sentimentos. Algumas vezes ele ficava tão nervoso e perturbado, que ninguém conseguia acalmá-lo. Dessa vez, ele ficou tão furioso que cortou um pedaço de sua orelha!Depois disso, Van Gogh ainda pintou alguns retratos de si mesmo. Ele parece ter se arrependido de ter feito aquilo. Vincent Van Gogh piorou muito após a partida de Gauguin. Às vezes, ele estava nervoso demais para pintar, outras vezes esta triste demais. Quando se sentia bem, Van Gogh pintava melhor do que nunca. Ele fez o brilho das estrelas desde quadro Noite Estrelado parecer de verdade. As árvores desta tela Os Ciprestes são como chamas, e dão a sensação de que toda a pintura está em movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com