TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Tropicalista

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento Tropicalista

A tropicália foi depois da semana de 22 o movimento cultural mais importante do país. Tudo começou em 67 quando Caetano Veloso e Gilberto Gil, cansados do nacionalismo que dominava a MPB, decidiram fazer algo diferente, para atrair os jovens cada vez mais interessados no rock dos Beatles, eles resolveram fundir elementos estrangeiros a música brasileira.

O marco oficial do novo movimento foram as musicas Alegria, Alegria de Caetano Veloso e Domingo no park de Gilberto Gil lançadas no festival da Record de 1967 uma espécie de American Idol da época, com forte teor político. Inicialmente foram recebidas vais, porem depois consideradas como um rock imperialista as canções foram bem recebidas por grande parte dos jovens. O movimento tropicalista não se limitava à música, ele se manifestava em outras áreas da cultura, como nas obras do artista plástico Helio Oiticica, no cinema novo de Glauber Rocha, porem no conturbado ano de 68, com a decretação do AI-5 (Ato Institucional n° 5, decretado pela ditadura militar, que endureceu ainda mais o regime político) e a prisão de Caetano Velozo e Gilberto Gil, a tropicália chega ao fim.

O movimento propôs uma junção de vários gêneros, instrumentos tradicionais de percussão eram misturados ao som das guitarras elétricas, o bolero dialogava com um samba de roda, tudo recriado em uma ideia carnavalesca, que incorporava grandes ícones, da Coca-Cola a Carmen Miranda. O tropicalismo não descartava nada, nem musicas considerada ruim. Havia um sentido de ruptura, cujo contraponto era uma intenção de continuidade, dando prosseguimento à “linha evolutiva” da música brasileira. Os principais protagonistas do tropicalismo foram Caetano Velozo, Gilberto Gil, Tom Zé, e o conjunto chamado Os Mutantes.

O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com