TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O movimento Tropicalista no Brasil Militar

Por:   •  8/9/2015  •  Artigo  •  4.230 Palavras (17 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 17

O movimento Tropicalista no Brasil militar

Artigo apresentado ao

Curso de Licenciatura em História

Faculdade Barretos.

Linha de Pesquisa: Social, cultura e político.

Orientador: Prof. Priscila Vizetti

Discente: Lucas Soares Pessoa

Barretos, 2015

Resumo

Nos anos de 1967 e 1968, aconteceu no Brasil um dos maiores movimentos culturais em sua história. O movimento Tropicalista, surgiu em um país que vivia sobre um regime militar, que reprimia qualquer atitude que fosse contrária ao seu sistema de governar. Influenciaram diretamente essa geração 60, oprimindo e inspirando, a lutarem por um país diferente, quebrando costumes sociais através da contracultura fugindo do padrão que era correto pela sociedade. Tiveram grande alcance da mídia através dos famosos festivais de ‘’ Musica popular Brasileira ‘. A esquerda da esquerda, como era conhecido os tropicalistas estavam envolvidos em vários boatos da mídia, por possíveis brigas com cantores da MPB, devido se apresentarem com guitarras elétricas, que era uma um instrumento de origem americana e isso na época, era um absurdo para a esquerda conservadora e nacionalista brasileira. Em 1968, foi criado o primeiro disco da trupe que era formada por: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os mutantes, Torquato Netto, Nara Leão, Tom Zé entre outros. O disco alcançou uma vendagem excelente para á época, com grandes clássicos consagrados. No fim do mesmo ano, o governo militar toma medidas duras aos artistas brasileiros pertencentes a esquerda, inclusive os tropicalistas Caetano e Gil, que foram presos e exilados. Com o exilio dos dois maiores personagens do manifesto é anunciado o fim do movimento, um fim que influencia e perpetua na cultura brasileira até hoje.

Palavras-chave: “Movimento”, “Tropicalismo ”, Contracultura”, “Política ”, “Brasil 1967-1968”,’’ Cultura’’

Abstract

In the years 1967 and 1968 happened in Brazil a major cultural movements in its history. The Tropicalia movement emerged in a country that lived on a military regime, which repressed any action that is contrary to its system of government. Directly influenced this generation 60, overwhelming and inspiring, to fight for a different country, breaking social customs through the counterculture fleeing the pattern that was right by society. They had far-reaching media through the famous festivals of '' popular Brazilian Music '. The left of the left, as it was known the tropicalists were involved in many rumors of the media, for possible fights with singers of MPB, because come forth with electric guitars, it was a one American source instrument and that the time was absurd to the conservative and nationalist Brazilian left. In 1968, the first disc of the troupe was created that consisted of: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutants, Torquato Neto, Nara Leão, Tom Ze among others. The disc reached an excellent bandage for you time, with large established classics. At the end of that year, the military government takes tough measures to Brazilian artists belonging to the left, including the tropicalists Caetano and Gil, who were arrested and exiled. With the exile of the two major characters manifest is announced the end of the movement, an end that influences and perpetuates in Brazilian culture today.

Introdução

O Brasil dos anos 60 é um fantástico período para historiografia brasileira, política e cultura se encontram e nesse encontro, em forte regime opressor nasce o movimento tropicalista, que ocupa um lugar importante na história. Tropicália, ideologicamente influenciada pela esquerda, mas construiu uma versão própria, e criando condições para uma compreensão mais precisa da sociedade brasileira. Sem medo de misturar e experimentar, trazendo para os grandes centros culturas regionais nordestinas, mais a bossa de Jobim e a guitarra de Lennon.

O tropicalismo só pode ser entendido se for situado no período histórico em que ocorreu e no qual estava profundamente enraizado. Este enraizamento era bastante possuidora de uma visão ampla da realidade brasileira e internacional, sendo capaz de incorporar movimentos revolucionários como as vanguarda artísticas ou as reivindicações de maio de 68 a contracultura americana e secretamente a luta armada brasileira. Ao enraizamento histórico do tropicalismo pode ser atribuída sua capacidade de lançar pistas para a compreensão de outros momentos históricos. O tropicalismo apreendeu uma dimensão fundamental da sociedade brasileira, a da combinação entre o arcaico e o moderno, retomando, assim, um caminho aberto pelos modernistas da década de 20 (Mário de Andrade e principalmente Oswald de Andrade)

Golpe de 64 estava comprometido com o atraso, e sem ele talvez a inspiração desses artistas e o movimento não teria o impulso e a força que representou e representava para a cultura brasileira, a tropicália é um carnaval consciente em meio a tempos de opressão é proibido proibir ?

I . O Brasil Militar Opressor e Inspirador.

Para podermos entender melhor a o movimento tropicália é preciso fazer uma análise do período político que o Brasil se encontrava. A política é um aspecto que diretamente influência uma sociedade pode-se dizer que este momento negativo na história brasileira, foi um dos de maior inspiração na cultura nacional.

O ano era 1964 , e o presidente democraticamente escolhido João Goulart, que havia proposto uma série de reformas inclusive na constituição, tinha como objetivo diminuir os graves problemas de desigualdade social.

‘‘ A posse de João Goulart na presidência significava a volta do esquema populista, em um contexto de mobilização e pressão social muito maior que no período Vargas. As reformas abrangiam um amplo leque de medidas entre as quais a reforma agrária, com o objetivo de eliminar conflitos pela posse da terra e garantir o acesso à propriedade de milhões de trabalhadores do campo. Com a falta de recursos governamentais, exigia-se a retificação na constituição sobre as indenizações de posse. Ao lado das reformas, incluíam medidas nacionalistas, prevendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com