TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pop e O Cinema Americano

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

O Pop

e

O Cinema Americano

Discente: Paula Martins Antunes.

Muriaé
2014

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS [pic 1]

        

O Pop

e

O Cinema Americano

Trabalho Apresentado a Disciplina de Moda, Cultura e Sociedade do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, como requisito parcial para aprovação na Disciplina.

Discente: Paula Martins Antunes.
Docente: Rodrigo Fonseca Caixeta.

Muriaé
2014
[pic 2]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

3. A MÚSICA AMERICANA        

3.1 A Música        

3.2 O Pop        

3.3 Katy Perry        

3.3 Wide Awake        

4. O CINEMA AMERICANO        

4.1 O Início        

4.2 Gênero Horror/Terror        

4.3 O Chamado        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS        

LISTA DE FIGURAS[pic 3]

Figura 1: Foto de Katy Parry - 2013        

Figura 2: Cenas do clip Wide Awake - 2012        

Figura 3: Cenas do Filme O Chamado - 2002        

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata sobre o pop e o cinema americano. É composto por dois capítulos, juntamente aos seus subcapítulos onde no primeiro aborda as origens da música focando-se ao gênero pop, logo faz referencia a uma artista especifica Katy Perry e subsequentemente foca-se a um clip escolhido "Wide Awake". Já o segundo capítulo, aborda a origem do cinema americano focando-se no gênero de horror/terror, e tem como tema específico o filme "O Chamado".

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns sites e revistas.

2. OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma mini coleção composta por seis looks, estilizando-os com referências teóricas e estéticas dos seguintes temas: o cinema americano juntamente com a música Pop.

Como objetivo especifico extrair-se-á elementos dos dois temas escolhidos e afunilados (clipe Wide Awake e o filme O Chamado), sendo eles: texturas, cores, formas e conceito. Com base nos dois temas, iremos fundi-los e assim desenvolver os painéis de referência e de imagem conceito, a coleção terá seis looks e em cada peça será utilizado uma bandeira de beneficiamento diferente, esta proposta pelo aluno. Um dos looks será confeccionado e apresentado no dia da banca, onde será avaliado o trabalho completo do aluno pelo corpo docente.  

3. A MÚSICA AMERICANA

3.1 A Música

A música é uma arte onde se é possível combinar os sons e o silêncio. Hoje ela se encontra presente em cada parte do nosso dia-a-dia. Existe e sempre existiu como uma produção cultural, pois a partir de estudos feitos, desde que o homem começou a se organizar em tribos, a música era parte do cotidiano. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, se originando nos povos africanos e logo se difundido pelo planeta.

Quando produzida ou reproduzida, é influenciada diretamente pela economia local e o sociocultural. Ela possui a capacidade de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Sendo ela uma linguagem local e global.                                                                        

3.2 O Pop

 A pop music que significa música popular surgiu primeiramente nos Estados Unidos em meados da década de 50, como uma versão mais tranquila do rock'n'roll.  Ela é entendida como a música gravada para fins comerciais, direcionada principalmente à um publico mais jovem, destaca-se pelas suas letras, muitas vezes curtas e simples e seu ritmo dançante.

Alguns anos antes canções dos Estados Unidos já traziam certas características do que seria a música pop, porém, a época era dominada pelas big bands (grandes orquestras), foi somente com a entrada do Rock um estilo para os jovens, que se abriu as portas para outros estilos musicais. As novidades que vieram a surgir a partir da ruptura artística que o rock criou, estavam ligadas profundamente a um novo ambiente cultural, social e econômico. Onde trouxe como características principais a conquista dos adolescentes por um poder aquisitivo, juntamente com a valorização do consumismo, e as expressões mais desejadas pelos jovens, o conflito de gerações, o enfrentamento da discriminação racial, sexuais e sociais, os avanços tecnológicos da comunicação e o surgimento e popularização de novos entretenimentos como a televisão e o disco.

Não podemos deixar de falar do rei e da rainha desse gênero tão marcante, Michael Jackson e Madonna, que fizeram e ainda fazem história.

Michael Jackson começou sua carreira ainda criança participando de um grupo com os irmãos. Mas tarde passou à carreira solo, e veio a se tornar um verdadeiro fenômeno do pop, entre as músicas mais aclamadas e eternas de sua careira estão em destaque: Thrille, Who’s Bad, Black or White. Faleceu no ano de 2009. É considerado por muitos o maior ícone negro de todos os tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (466 Kb)   docx (284.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com