TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pop Art

Resenha: Pop Art. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 4

Pop Art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido no final da década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990) sendo uma das primeiras, e mais famosas imagens relacionadas ao estilo - que de alguma maneira se tornou paradigma deste -, a colagem de Richard Hamilton (1922 - 2011): “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956. A Pop Art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop.

A Pop Art tinha como intuito afrontar o movimento artístico presente naquele momento, que era o expressionismo abstrato. Os principais autores neste movimento tinham como inspiração para as criações das obras de arte na cultura das pessoas e seus principais costumes, criticando assim o consumismo, o modo de viver, as características do materialismo sempre presente nas obras, e tudo isso de uma forma bem irônica e sarcástica.

Diz-se que a Pop Art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.

A defesa do popular traduz uma atitude artística adversa ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, esse movimento se coloca na cena artística como uma das mãos que não se movia. Com o objetivo da crítica Tônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes.

Os integrantes da Pop Art conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Grandes estrelas do cinema, revistas em quadrinhos, automóveis modernos, aparelhos eletrônicos ou produtos enlatados foram desconstruídos para que as impressões e ideias desses artistas assinalassem o poder de reprodução e a efemeridade daquilo que é oferecido pela era industrial.

1) Principais nomes do movimento:

a) Roy Lichtenstein: Foi um pintor americano que criticava a cultura de massa. Foi um dos artistas que mais trabalhou com histórias em quadrinhos. As cores brilhantes, planas e limitadas contribuíam para o intenso impacto visual. Suas obras eram uma combinação de arte comercial e abstração.

“Whaam!” – Uma das principais obras de Roy Lichtenstein.

b) Richard Hamilton: apresentava em suas obras vários pontos de conexão com o cotidiano, remetendo à multiplicidade de impressões audiovisuais, tão típica da cultura atual. Ele recebeu o título de "pai da Pop Art", por ter sido considerado o primeiro artista do movimento. Vale salientar que Hamilton em suas obras tomava emprestadas imagens do dia a dia, para através delas refletir fenômenos sociais.

“O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com