TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Comunicação?

Artigos Científicos: O Que é Comunicação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

A questão não se refere ao enorme desenvolvimento dos meios tecnológicos de comunicação, a qual menciona-se comumente. Mas sim, em razão do descobrimento do “homem social” na década de 70. Décadas anteriores, mas precisamente 50 e 60, preocuparam-se com o conhecimento e, as vezes, com o melhoramento de tudo que rodeia o homem. Mas foi em 1970 que se começou a conceder uma importância concreta ao fato de o homem ser ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e sua cultura. Tomou-se em conta que ele está rodeado pelo meio ambiente físico mas, sobretudo, pelo meio ambiente social, composto por outras pessoas com quem ele mantém relações de interdependência. Porém, infelizmente, métodos e procedimentos de planejamento, organização, administração, capacitação etc., tem produzido formas manipulatórias e desumanas de trabalhar com as pessoas. Os meios de comunicação parecem procurar mais o lucro, o prestígio, o poder e o domínio do que a construção de uma sociedade participativa, igualitária e solidária. A compreensão do fascinante processo da comunicação pode induzir alguns a gozar mais das infinitas possibilidades deste dom que temos de nos comunicarmos uns com os outros.

É necessário compreender que a comunicação não inclui apenas as mensagens que as pessoas trocam deliberadamente entre si. Além das mensagens trocadas conscientemente, muitas outras são trocadas sem querer, numa espécie de paracomunicação ou paralinguagem. Para melhor entender esse processo, tomarei como base o texto “É IMPOSSIVEL NÃO COMUNICAR” do livro “o que é comunicação” – Juan E. Díaz Bordenave –relacionando-o com a seguinte imagem:

Trata-se de um primitivo palácio que terá sido doado pelo rei João I de Portugal ao conde de Seia, em 1383, voltando para a posse real pouco depois.

O palácio foi reedificado no século XV, a partir de 1489, quando lhe foi iniciada uma campanha de obras que visaram aligeirar a massa da construção e enriquecer a decoração interior, aplicando-se-lhe azulejos andaluzes.

Sala dos Archeiros – Palácio Nacional de Sintra. Séc. XV

Se tudo na vida pode ser decodificado como signo, então a própria cultura de uma sociedade pode ser considerada como um vasto sistema de códigos de comunicação. Estes códigos indicam os papéis apropriados e oportunos, o que é tabu e o que é sagrado. Exemplos:

- Quando um homem e uma mulher se casam colocam anéis em certos dedos da mão.

- No natal, costuma-se dar presentes aos parentes e amigos.

O fato de que cada cultura tenha seus próprios códigos de comunicação torna bastante difícil a comunicação entre culturas diferentes. Alguns Exemplos:

- A distancia física que se deve guardar entre as pessoas varia nas diferentes culturas.

- Na China, a cor que expressa luto é a cor branca, e não a preta como na América Latina.

Cada cultura cria seus próprios signos e lhes atribui seus próprios significados.

Da mesma maneira que é impossível não comunicar, a pessoa que comunica em geral necessita dar a seus interlocutores uma idéia sobre como ela deseja que sua mensagem seja decodificada e interpretada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com