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O TEATRO SOLO E A NARRATIVA

Por:   •  11/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  8.534 Palavras (35 Páginas)  •  302 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE ARTES[pic 1]

CURSO DE TEATRO

O Teatro Solo e a Narrativa

Relatório Final de Iniciação Científica

Uberlândia 2016


RESUMO

Este artigo propõe uma abordagem teórica e pratica acerca do teatro solo e o que a narrativa pode contribuir para este gênero teatral. A pesquisa se desenvolveu através de analise do trabalho artístico do ator, diretor e dramaturgo Vinicius Piedade de São Paulo- SP e em seguida, caminhou para o desenvolvimento de uma experimentação prática com o intuito de levar ao público uma cena curta solo, que se desenvolveu com base no trabalho de Vinicius e nos estudos sobre a narrativa. O trabalho foi esquematizado durante as experimentações solitárias em sala de ensaio, desde o texto à escrita corporal e a encenação. Culminando em uma apresentação em uma escola pública da cidade de Uberlândia – MG.

PALAVRAS CHAVE: Teatro; Teatro Solo; Narrativa; Vinicius Piedade.

En este artículo se propone una discucion sobre la teoria y la práctica del teatro solo y sobre como la narrativa puede contribuir a este género teatral. Ese trabajo comenzó con un análisis de la obra artística del actor, director y dramaturgo Vinicius Piedade, São Paulo-SP, y luego se desarolló como una práctica experimental para presentar al público una escena solo de corta duración, la que fue creada basada en la obra de Vinicius y en estudios sobre la narrativa. La escena fue construida durante experimentaciones en sala de ensayo aislada, desde el texto hacia las expresiones corporales y las técnicas dramatúrgicas. Por fin la escena fue presentada en una escuela pública en la ciudad de Uberlândia-MG.

PALABRA CLAVE: Teatro; Teatro Solo; Narrativa; Vinicius Piedade.

  1. INTRODUÇÃO

No presente artigo busco apresentar o percurso teórico pratico da pesquisa “O Teatro Solo e a Narrativa”, vinculada ao projeto de pesquisa “Tecendo fios: narrativa, memória e máscara na formação e na criação teatral” sob orientação da Prof.ª Dr.ª Vilma Campos dos Santos Leite. A pesquisa vem desde abordagem teórica, análise crítica do espetáculo solo até o inicio de uma busca sensível e autoral pela cena solo e um breve relato sobre a apresentação.

O trabalho começa de uma pesquisa bibliográfica acerca do que é Teatro Solo, gênero teatral vezes confundido com o termo Monólogo. Em seguida é elaborada uma análise do


espetáculo “Cartas de um pirata” de Vinícius Piedade1, que culmina em um artigo denominado: “De um pirata para um espectador: procedimento na cena de um espetáculo solo”, onde é problematizado a relação entre o ator e o espectador a partir de uma vídeo gravação do espetáculo.

Após buscar referências e analisar um espetáculo solo, é dado inicio a criação dramatúrgica da cena “O Barqueiro” que se livre inspira na obra do escritor português José Saramago “O Conto da Ilha desconhecida”. Antes de iniciar com os experimentos práticos, são realizadas leituras que ajudam a pensar a importância do fazer teatral solo dentro do contexto do mercado artístico, e também nos (pré) conceitos sofridos aos atores solos, que Nerina Dip problematiza:

As primeiras considerações que fiz sobre o tema me levaram inevitavelmente a relacionar o espetáculo solo com outros modos de produção e perceber que esta modalidade teatral mostrava de forma exacerbada a condição da solidão do ser humano na pós-modernidade. Ao mesmo tempo, este (pré) conceito me fez suspeitar que o espetáculo solo não remeta sempre a solidão e ao individualismo, mas que construa também numa forma de resistência a essa condição contemporânea. (DIP, 2005, p.11)

Essa condição se expressa não só em questão de facilidade de circulação do espetáculo, mas também é um interesse pessoal de determinados artistas em buscar o seu teatro, através de experimentações autônomas e acima de tudo buscar um desafio autoral, lançar-se ao desconhecido, e buscar uma relação sensível e simples com o espectador.

Por fim os estudos teóricos, a prática em sala de ensaio e também ensaios abertos aos colegas de curso resulta-se em uma apresentação artística em uma escola vinculada ao projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação – aprendizagens teatrais na escola básica2, a apresentação foi realizada para aproximadamente 50 (cinquenta) alunos do EJA (escola de jovens e adultos) no período noturno da Escola Municipal Leôncio Carmo Chaves da cidade de Uberlândia - MG.

  1. A INFLUÊNCIA DE VINICIUS PIEDADE

Entro em contato com o trabalho de Vinicius Piedade no mês de setembro de 2012, antes de ingressar ao curso de teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Em viagem a São José dos Campos – SP conheço um teatro de bolso na cidade com o nome de Teatro Rua Eliza,

[pic 2]

1 Ator solo, diretor e dramaturgo. Natural de São Paulo – SP. Participou do projeto Solos do Brasil idealizado por Denise Stoklos cujo objetivo era criar um núcleo de pesquisa teatral voltado para a investigação do trabalho de ator e o aproveitamento máximo de seu potencial criador, segundo as diretrizes do Teatro Essencial.

2 Projeto contemplado pelo Edital 13/2012 FAPEMIG envolvendo duas docentes coordenador sendo um (a) deles (as) orientador (a) do presente plano de trabalho.


pequeno e aconchegante teatro com capacidade para até 80 pessoas. Neste local havia uma apresentação em cartaz inaugurando o espaço. O trabalho era do ator, diretor e dramaturgo Vinicius Piedade de São Paulo – SP com os espetáculos “Cárcere” e “Identidade” acompanhados por uma oficina com o nome de “O Ator inconformado” oferecida pelo artista com intuito de abrir seu trabalho à comunidade artística local e estudantes de teatro.

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