TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto histórico do movimento barroco

Artigo: O contexto histórico do movimento barroco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria Filosófica

A Teoria Filosófica deste período era o Teocentrismo X Antropocentrismo= Tensão. Isso ocorre porque na época acaba refletindo no dilema que o homem do século vivia, não se sabia ao certo o que mais desejava o fundo de sua alma, se era os prazeres da vida ou se conservar “santo” para a Vida Eterna.

Contexto Histórico

O movimento Barroco vem em sequência depois do movimento Classicismo com a intenção de refazer a tradição cristã.

A igreja católica já estava entrando em contradição desde o Antropocentrismo onde se vê que o movimento Barroco é um tipo de continuidade dessa transição que o ser humano passava. Os questionamentos religiosos pelo governo católico faziam com que o ser humano se sentisse perdido diversas vezes.

A reforma protestante é o destaque principal. O modo de se pensar estava diferente como no inicio, onde Deus estava no centro de tudo e todos.

O homem desse período era confuso entre, por exemplo, Razão X Espírito, assim mudando o modo de agir na sociedade, na política, e também na arte, ou seja, a tensão era o que predominava na época.

Literatura

Na literatura Barroca o antropocentrismo (homem) era a oposição do Teocentrismo (Deus). O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres mundanos, daí surgiram os conflitos.

Na literatura, os autores escreviam seus pensamentos considerados os mais pervertidos, por exemplo, quando desejavam alguma mulher eles temiam pelo castigo divino, chegando ate questionar a existência de Deus.

Algumas características da Literatura:

• Antropocentrismo X Teocentrismo;

• Visão conflituosa do mundo;

• Cultismo;

• Conceptismo;

• Abundância de metáforas, antíteses, hipérboles;

• Rigidez formal;

• Razão x emoção;

• Dualismo (tensão entre a herança medieval e a renascentista).

Arte

A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.

Na arte barroca há uma exaltação dos sentimentos, da religião é expressa de forma dramática, intensa, etc.

Um dos temas que rege a arte barroca é a duvida.

Pintura

• Composição simétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista;

• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade;

• Realista, abrangendo todas as camadas sociais;

• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática;

• A luz não aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra, como acontece na obra "Vocação de São Mateus", de Caravaggio.

Escultura

Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.

Em Portugal, Antônio Ferreira e Machado Castro foram os escultores de maiores destaques;

No Brasil, Antônio Francisco de Lisboa ( Aleijadinho ).

Suas características são: o predomínio das linhas curvas, dos drapejados das vestes e do uso do dourado, os gestos e os rostos dos personagem revelam emoções fortes e o limite físico humano, exaustão.

Arquitetura

A arquitetura barroca é caracterizada pela busca de construção de espaço, efeitos importantes e teatrais. Usavam muito contrastes entre cheios e vazios, claros e escuros, geométricos, os efeitos dramáticos de luz e sombra, e interação entre arquitetura, a pintura e artes decorativas em geral. Também tinha um grande exagero em algumas construções.

Obras

As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com