TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Reflexões para a Implementação do Movimento CTS No Contexto Educacional Brasileiro

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Reflexões para a Implementação do Movimento CTS No Contexto Educacional Brasileiro

Mauricio Bianquim Torrezan

O autor subdivide o artigo em 5 tópicos. Ele começa escrevendo uma base introdutória acerca do Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e estabelece assuntos que envolvem C&T (Ciência e Tecnologia) que serão retomados em outros trechos do texto. Em sequência, insere o Brasil no contexto fazendo uma análise histórica, comenta a falta de política de pesquisa e desenvolvimento e descreve o momento atual do país/ continente latino. Nos finalmente do artigo aborda o papel dos meios de comunicação no contexto CTS.

A partir da introdução, o autor apresenta o movimento CTS, e expõe a ideia de que o desenvolvimento de C&T não é garantia de bem estar social e discute a possibilidade de maior participação da sociedade nesse assunto. Além disso, reflete sobre a formação dos professores, se eles possuem compreensão do tema a ponto de despertar a paixão pela aplicação de C&T nos jovens. Nesse caso a especialização dos professores é primordial, por ele ser o transmissor do conhecimento.

Situando o Brasil historicamente, no artigo o autor destaca que o país não presenciou um crescimento cientifico e tecnológico próprio, sempre sobreviveu a sombra da metrópole portuguesa. O Brasil por crescer como um modelo agro exportador e escravocrata sempre teve visão imediatista visando o lucro rápido, dessa forma o país não desenvolveu uma C&T pautada nas necessidades da sociedade brasileira. A falta de estrutura também estrangulou o desenvolvimento C&T. O autor é feliz na concepção de que cada país deve desenvolver seu próprio conhecimento de C&T sempre visando o bem estar da sociedade.

No momento atual o país ainda toma atitudes como dar incentivos fiscais a empresas estrangeira, atitudes como essa mostra o descaso e a falta de engajamento dos órgãos públicos com o desenvolvimento de C&T interna. As empresas que são as mais beneficiadas não fazem inclusão da sua tecnologia com a sociedade, essa tecnologia só se vê embutidas nos produtos.

Finaliza opinando sobre o papel da imprensa no movimento CTS. Essa é a parte em que o artigo ficou mais confuso, não deixando explicitado se os meios de comunicação trabalham a favor ou contra o movimento CTS.

Bibliografia: Autor(es), título da obra, nº da revista,  volume, numero, pag, ano.

Volume 7, numero 1, pagina 1 a 13, ano 2011.

(Margem – Esquerda 3,0

Direita 2,0

Espaço entre linhas: simples

Letra arial/ times 12

Bibliografia: Autor(es), título da obra, nº da revista,  volume, numero, pag, ano.

Volume 7, numero 1, pagina 1 a 13, ano 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com