TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da arte na educação moderna

Resenha: O papel da arte na educação moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  309 Visualizações

Papel da Arte na Educação Contemporânea

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças elas sentem prazer em copiar, colar, desenhar, rabiscar e soltam a imaginação. Sendo assim, o professor deve propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem, ajudando-o a ampliar sua imagem de mundo.

O professor deve entender a necessidade de cada aluno, o ensino da arte deve conduzir, sobre tudo, à formação da percepção e da sensibilidade, possibilitando o acesso ao conhecimento. Para que estas situações didáticas tenham êxito é necessário planejar, introduzir, animar, coordenar, conduzir a um fechamento. Todas estas ações são guiadas por um conjunto de valores. Quando temos clareza sobre os valores por trás de nossas decisões, podemos direcionar nossos esforços de modo mais produtivo.

Na visão contemporânea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estéticas e também o conhecimento do seu contexto. Assim, uma obra de arte contemporânea, é mais um objeto simbólico do que puramente estético, sendo que a interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural. A interação do que pode ser visto e um conhecimento do contexto acontece na interpretação. Assim, a interpretação inclui a percepção, mas vai além. Assim, o professor mediador é responsável por dosar as informações dos alunos a fim de construir através da interação, um todo compreensível e imparcial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com