TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o papel da arte na educação moderna?

Projeto de pesquisa: Qual é o papel da arte na educação moderna?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.041 Palavras (29 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje falar em criatividade esta em alta no meio dos docentes, mas será que esta criatividade é de qualquer forma, sem planejamento e estrutura adequada?

Estudos apontam que a disciplina de Arte e recreação para muitos se baseiam em um simples desenho livre em uma folha sulfite e apenas soltar uma bola de futebol em uma quadra poli esportiva e deixar os alunos livre. Mas será que este é o propósito real das disciplinas em questão?

Este trabalho vem com o intuito de resgatar memórias de um passado não tão distante das disciplinas de Arte e Recreação e comparar com a atual realidade das mesmas.

O que mudou? O que melhorou? E o que piorou? Serão estes os assuntos debatidos neste trabalho. Assuntos estes de fundamental importância para o enriquecimento de nosso saber, pois enquanto acadêmicas buscamos absorver informações e conhecimentos para que quando estivermos dentro da sala de aula não cometamos erros que possam atrapalhar o desenvolvimento e a qualidade do conhecimento de nossos alunos.

Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por ai se de o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, musica e literatura. Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experiência de cada um.

Dessa forma, estimula-se os educando a se arriscarem.

O ensino da arte de estar em consonância com a contemporaneidade e a sala de aula deve ser um espelho do atelier do artista ou o laboratório do cientista.

A importância de contemplar a pratica artística expressiva e recreativa no espaço escolar.

A importância da Recreação na Educação Infantil designa recreio ou prazer; sentir satisfação divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As atividades recreativas, através do emprego da ludicidade, trabalham a imaginação da criança. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças.

Assim, a recreação transfere-se para o cotidiano e aproxima-sede uma vida permeada de informações. Esse processo de educação se dá através da convivência de diversos desses indivíduos, mais especificamente crianças, dentro de locais especializados que transmitem tais valores indiretamente, por meio da recreação.

A Recreação designa recreio ou prazer; sentir satisfação, divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As crianças buscam em seu interior algo estimulante, que saia da rotina diária, podendo a recreação ser utilizada, até mesmo dentro da sala de aula.

Hoje, o que se vê é uma sociedade totalmente voltada para o bem comum, que continua em transformação, mas que busca alternativas que contribuam no processo de reestruturação social. A responsabilidade de educar um indivíduo e transformá-lo é peça fundamental numa sociedade, deixou de ser apenas papel da família e passou a ser de responsabilidade da escola. Nos centros de educação infantil os alunos recebem aulas de recreação como é o exemplo do Centro de Educação Infantil Abner Dalmora - Bairro Borges de Anita Garibaldi. Segundo a professora Tailize Fontana. "A recreação é um momento lúdico onde as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo, elas cantam, aprendem brincadeiras, desenvolvem a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, aprende a dividir com seus colegas. A recreação é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças”.

Já a presença das expressões artísticas no quotidiano da sala de aula pode ter duas funções específicas: como objetos de aprendizagem e como estratégias de aprendizagem que interessam aqueles que explicitamente se relacionam com os saberes e competências que as professoras que participaram neste estudo podem mobilizar e que podem ser vistos como fundadores das minhas intenções e práticas.

Qual é o papel da Arte na Educação Contemporânea

O papel da arte na educação contemporânea é olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que vêem o que conhecem o que pensam.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, (Brasil 1997. Pg.119)

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi há algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolvem a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e critica social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

A arte contemporânea é arte que é feita hoje. Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes - materiais que o artista utiliza para expressar suas idéias, como sucata, objetos vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-o como sujeito histórico.

Um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art., movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com