TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA SECRETARIA MODERNA NAS EMPRESAS: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O SECRETÁRIO

Artigos Científicos: O PAPEL DA SECRETARIA MODERNA NAS EMPRESAS: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O SECRETÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 12

O PAPEL DA SECRETARIA MODERNA NAS EMPRESAS:

POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O SECRETÁRIO

Curso Superior Tecnológico em Secretariado

Polo: Brasília -DF

Orientadora:

RESUMO

O mercado profissional exige-se cada dia mais de um profissional qualificado, o objetivo do presente artigo é especificar o perfil de um profissional em Secretariado Executivo, e qual o papel deste secretário (a) dentro das empresas. Para tal, procurou-se entender qual o papel do profissional em Secretariado dentro das empresas, a satisfação de tais mercados, e como é o perfil desejado desses profissionais. O resultado dessa A presente pesquisa baseou-se em livros didáticos, tutoriais, sites e revistas. Percebeu-se com o resultado das pesquisas que o profissional em secretariado executivo ganhou espaço e grandes qualificações nos últimos anos.

INTRODUÇÃO

O tema do presente trabalho é o papel do profissional em secretariado executivo com a finalidade de apontar quais são as possibilidades e limites para ser um bom profissional em secretariado. Hoje, o curso de secretariado é oferecido tanto em nível técnico, como superior. A pesquisa tem o objetivo de demonstrar que ser secretário (a) Executivo, não é apenas uma opção, mas sim um desafio, pois se trata de uma profissão que exige um profissional preparado e capacitado com eficiência para o mundo corporativo das empresas do século XXI.

No mundo atual, a valorização do profissional em secretariado ainda não está de acordo com sua real qualificação. É importante ressaltar que com a formação deste profissional, os avanços da qualidade dos serviços nas empresas se sobrepõem, mediante a formação e o gabarito de um profissional qualificado. Uma formação acadêmica específica e de terceiro grau do profissional de secretariado tornou-se uma exigência no mercado.

Objetivou-se por questionar esse tema, pois é de conhecimento para os profissionais que cada vez mais as empresas buscam se convencionar por meio da modernidade, buscando um patamar de qualidade. Para isso buscou-se responder questionamentos como: Quais são as atribuições do profissional em secretariado de hoje? Qual a área de atuação desse profissional? Perguntas como essas norteiam pensamentos de futuros profissionais da área.

É necessário que as empresas saibam qual a importância de se ter um profissional, como se acredita que é necessário que as pessoas comuns, recém-formado de seus ensinos médios, tenham conhecimento que o profissional de secretariado tem uma capacitação superior, técnica, que não pode qualquer pessoa cumprir afazeres assim estipulados a um secretário (a) executivo.

O papel da empresa na atuação desse profissional também é de estrema importância para que esse profissional se sinta valorizado diante os colegas de outras áreas em uma empresa.

Por fim buscou-se definir com o tema escolhido as atividades cotidianas dos profissionais em Secretariado Executivo, que hoje é de extrema importância para o mercado de trabalho. Além de suas qualificações por meio do desempenho das funções.

1 HISTÓRIA DAS SECRETÁRIAS

É importante ressaltar que grandes nomes da história exerceram o secretariado, a exemplo de Rainer |Maria Rilke (MAIA, 2001), Bourriene, Meneval e Fain (DUMAS, 2004); Thomas Hobbes e Lorenzo Valla (WIKIPÉDIA, 2005); Poggio Bracciolini (UNIBUC ,2005); São Jerônimo (MOTTA, 2005); Maquiavel (2002), para citar alguns mais renomados, em um claro cenário de uma função altamente importante e desempenhada por homens cultos, o que dá mostras do quanto essa era uma atividade essencialmente masculina.

Segundo o livro NEVES “Introdução ao secretariado executivo”, de (2007), os primeiros registros da profissão de secretário datam dos tempos dos faraós, sendo exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas. Em 300 A.C, nos tempos de Alexandre Magno, um secretário tinha como encargo entalhar uma tabuinha de cera com a espátula e combater nas batalhas contra os inimigos, utilizando-se de espadas. Os que exerciam tal função tinham uma posição de prestígio.

A partir da Primeira Guerra Mundial, por falta de mão de obra masculina, observa-se a figura da mulher bastante atuante, como secretária, na Europa e Estados Unidos. Ela drenou a força do trabalho. Havia procura e necessidade e foram elas que responderam ao desafio. (NEVES, 2007).

Nos anos 50, o profissional (a) executava apenas algumas técnicas secretariais como taquigrafia, datilografia, arquivo, atendimento telefônico e anotações de recados.

Nos anos 60, o profissional em secretariado começou a ter um relacionamento íntimo com a gerência.

Nos anos 70, este profissional foi visto como um membro ativo da gerência, participando de programas de desenvolvimentos mais elaborados, passa a ter uma atuação mais dinâmica e abrangente – ganha o respeito nas organizações.

Nos anos 80, o despertar da era da qualidade e da informática proporcionou uma ação conjunta entre chefes e secretários.

A partir dos anos 90, deixam de existir os profissionais em secretariado que faziam o papel de objeto. O profissional em secretariado corta a dependência que tinha do chefe e adquire vida própria. É um empreendedor, cria condições para a empresa produzir resultados e amplia a sua área de atuação.

As técnicas secretariais não é mais o centro do trabalho deste profissional, mas sim, um dos seus aspectos.

A rotina do profissional em secretariado passa por uma grande transformação, de uma pessoa encarregada da correspondência, manutenção de arquivos e atendimentos telefônicos á pessoa chave que serve de ponte entre aqueles que tomam decisões a nível da gerência e os que executam tarefas relevantes para a empresa.

Portanto, observamos que o profissional de secretariado passou a ser um profissional incumbido de transmitir informações ao executivo e também na maioria das vezes executa tarefas que lhe são confiadas. Passou a ter habilidade e capacidade para assumir responsabilidades sem supervisão direta, tendo muitas vezes que tomar decisão.

Verifica-se que o profissional nos dias de hoje tem que agregar habilidades genéricas que a profissão exige, deve adquirir conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com