TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei da Oferta e da Demanda

Resenha: Lei da Oferta e da Demanda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

Lei da Oferta e da Demanda

A lei da oferta e da demanda, é a lei que estabeleci a relação entre a demanda de um produto- isto é a procura e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição dos bens e serviços em determinados períodos em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muita a procura, seu preço nos períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é aumento do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo pode desequilibrar essas relações provocando alterações de preço.

Existe outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:

Os desejos e necessidades das pessoas;

O poder de compra;

A disponibilidade dos serviços-concorrência;

Existência de produtos complementares ou substitutos;

A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível técnico lógico desejado;

Da mesmo forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

Funcionamento

Para o mercado de um bem, a demanda mostra a quantidade que os possíveis compradores estariam disposto a comprar, cada preço unitário do bem.

A teoria da demanda descreve os consumidores como ente “racionais” que escolhe a quantidade “melhor possível” de cada bem, em função dos rendimentos, preço, preferencias, etc.

A lei da demanda diz que, regra geral o preço e quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionadas.

Por outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão disposto ou poderão comprá-lo (tudo o resto inalterado). Quando o preço de um bem sobe, o poder de compra geral diminue (efeito renda) e os consumidores mudam para bens mais baratos (efeito substituição).

Oferta é a relação entre o preço de um bem e a quantidade que os fornecedores colocam à venda para cada preço desse bem. Asume-se que os produtores maximiza o lucro, o que significa que tentam produzir a quantidade que lhes era dar o maior lucro possível. A oferta é tipicamente representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade.

A oferta e a demanda são usados para explicar o comportamento dos mercados de concorrência perfeita, mas sua utilidade como modelo de referência é extensível a qualquer outro tipo de mercado.

A oferta e demanda também pode ser para modelar e destribui a renda pelos fatores de produção, como o capital de trabalho, através do mercado de oferta.

Representação Cartográfica

O preço não reflete apenas o custo de criação de um produto ou serviço. A base desta lei vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com