TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Projetos De tílio, O Grande

Pesquisas Acadêmicas: Os Projetos De tílio, O Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Quais os elementos que compõem a definição de ativo do IASB? Comente.

Recurso controlado pela entidade – O controle do benefício gerado por determinado bem ou serviço, deve ser realizado pela entidade.

Resultado de eventos passados – Os ativos da entidade precisam necessariamente ser resultado de transações passadas.

Benefícios econômicos esperados - O benefício econômico futuro é a essência de um ativo e refere-se ao seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.

Quais os elementos que compõem a definição de Passivo do IASB? Comente.

Uma obrigação presente – Uma característica essencial para a existência de passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente (atual), ainda não paga. Podem ser legalmente exigíveis em consequência de contrato ou de exigências estatutárias, por exemplo, o caso das Contas a Pagar por bens e serviços recebidos.

Derivada de eventos passados - O segundo aspecto fundamental refere-se ao fato de que a obrigação deve ser resultado de um evento que ocorreu no passado. Deve-se fazer uma distinção entre obrigação presente e compromisso futuro. A decisão da administração para adquirir ativos, estoques ou serviços no futuro não dá origem, por si só, a uma obrigação presente. Uma obrigação surge quando um ativo é entregue, ou em acordo irrevogável na qual o não cumprimento pode causar uma penalidade contratual, significativa, que deixam a entidade com pouca liberdade para evitar o desembolso de recursos futuros em favor de outra parte.

A liquidação resulta na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos - a existência de um passivo pressupõe que no futuro a entidade deverá liquidá-lo através do desembolso de um benefício econômico, por exemplo, por meio de pagamento em dinheiro, transferência de outros ativos, prestação de serviços, substituição de uma obrigação por outra, conversão da obrigação em capital, renuncia do credor ou pela perda de seus direitos. Passivos resultam da transação ou outros eventos passados em que a entidade obteve algum recurso econômico. Assim, por exemplo, a aquisição de bens e uso de serviços dão origem a contas a pagar, a não ser que, pagos adiantadamente ou na entrega. O recebimento de empréstimo bancário resulta na obrigação de honrá-lo no vencimento. Existem passivos que podem surgir por imposição do governo, sob a forma de tributos, ou do sistema judiciário, em decorrência de uma decisão judicial.

Considerando a prestação de serviços por parte de uma entidade. Verifique se este evento satisfaz à definição de Receita do IASB. E, no caso de uma entidade ser atingida por um incêndio, segundo a definição do IASB, podemos considerar uma despesa? Justifique.

Sim, pois a prestação de serviços gera entrada de receita na entidade. Sim, pode – se considerar o incêndio uma despesa, pois se trata de um prejuízo.

A partir dos conceitos estudados, seria possível explicar as razões pelas quais a Contabilidade tem dificuldades de registrar o valor da marca de uma entidade?

Suponha que uma empresa obtenha um empréstimo num banco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com