TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POVOS INDÍGENAS E SUA ARTE ARTE E CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

Por:   •  28/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

                                  POVOS INDÍGENAS E SUA ARTE

                           ARTE E CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

     INTRODUÇÃO

As aulas será ministrada para alunos de 14 anos do nono ano do Ensino Fundamental são embasadas em cima das orientações Curriculares de Artes Visuais que prezam pela Arte Indígena com suas imagens e diferentes produções culturais e expressões artísticas. Mostrando para o aluno que os trabalhos artísticos dos indígenas, a perfeição é fundamental nessas culturas as cores são vivas e intensas e nos traçados são usadas as formas geometrizadas, repetição das formas e das cores.  Relacionando os elementos visuais da linguagem plástica: ponto e linha; espaço e forma; desenho e pintura. Para a realização dos trabalhos os alunos vão assistir a um vídeo com a produção da tinta e realização dos padrões gráficos realizados pelos indígenas.  Sendo assim eles terão elementos e embasamento para poderem fazer seus próprios trabalhos artísticos individual, tendo esse contato virtual do processo de produção e criação do grafismo e sua importância dentro da cultura indígena.  Conhecendo as cores mais usadas pelos indígenas que são: vermelho muito vivo, o negro esverdeado e o branco e a importância dessas cores e que ao fazerem a pintura corporal, a intenção é de transmitir a alegria com cores vivas e intensas, com essas pinturas corporal as tribos se organizam socialmente, como por exemplo: guerreiros, nobres e pessoas comuns. Conhecendo um pouquinho da cultura indígena os alunos irão realizar os seus trabalhos, primeiramente fazendo um grafismo em folha A4 com o grafismo criado por ele “original”, escolher a cor ou as cores. Depois de pronto fazer um grafismo na cerâmica utilizando o mesmo motivo e as mesmas cores que fizeram na folha A4. Finalizar com uma exposição de todos os trabalhos os trabalhos da folha A4 e os da cerâmica. O objetivo dessa exposição e que os outros alunos que não participaram das aulas também possa conhecer um pouco da cultura indígena.

OBJETIVO

 * Ressaltar o valor da Arte Indígena no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de manifestações culturais e expressões artisticamente.

         * Valorizar as manifestações   artísticas dos indígenas brasileiros.

         * Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para a produção.

       * Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, cerâmicas e outros objetos.

       *Criar padrões gráficos de texturas visuais inspiradas na produção indígenas.

   

 

JUSTIFICATIVA

Segundo os PCN’s, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos sociocultural de outros povos, sabendo respeitar as diversidades culturais como etnia, crenças, cor e outras características individuais e sociais.

As abordagens de grafismo, iniciaram pela Pré- história é o inicio da linguagem gráfica humana como forma de necessidade de comunicar-se, deixar suas impressões “marcar” registradas para futuras gerações. De forma contextualizada, mostrar ao aluno que temos uma origem e que em cada parte do mundo, temos diferentes comportamentos e crenças e muitas outras formas de expressões artísticas. Somente com o conhecimento adquirido o aluno poderá respeitar, valorizar e produzir trabalhos artísticos com base nas expressões artísticas indígenas.

         Com as produções artísticas o aluno descobrira outras formas de expressões e o processo artístico do indígena que é totalmente de forma natural, usando elementos que a natureza oferece para a construção dos seus objetos: como o barro, folhas, frutos, cascas e sementes para produzir tintas, palhas de diversas palmeiras, penas e outros elementos encontrados na natureza. Deixando bem claro ao aluno que a tecnologia e ferramentas usadas pelo homem “branco” não faz parte do mundo dos indígenas na hora de produzir por que o indígena passa de geração a geração suas tradições para que sua cultura prevaleça viva na decorrer dos tempos. Sendo assim as ferramentas usadas pelos indígenas são bem rudimentares mas precisas para a finalidade para qual foi destinada. Os trabalhos indígenas são muito bem elaborados é o capricho e a busca da perfeição das peças é que dá o valor artístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com