TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes E Cultura

Ensaios: Artes E Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz e da reportagem Obra em banco danifica painel desconhecido de Volpi, construa um texto que explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? Qual é a sua grande finalidade, de acordo com Paulo Cesar Tomaz?

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• Você acha que o dono do imóvel deve ser penalizado de alguma forma?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 15 linhas e no máximo 30 linhas.

A preservação de bens patrimoniais deve ter por finalidade conservar traços da

Vida comum, quotidiana, e mostrar como vivia a sociedade em determinada época, pois o que tende a ser conservado sempre será o objeto considerado valioso, seja pelo valor do material de que é composto, seja por uma herança histórica ligada a uma personalidade ilustre e por isso mesmo dominadora. A conservação de bens patrimoniais deve ter por objeto edificações que tenham um significado coletivo para determinada comunidade, pois se perpetua a memória de uma sociedade preservando-se os espaços utilizados por ela na construção de sua história. Uma política de preservação não pode ter como objeto apenas a preservação dos bens patrimoniais em si, embora as situações em que essa política muitas vezes é estabelecida a forcem a isso. É necessário resistir às pressões do momento, oriundas dos proprietários dos imóveis e até mesmo do poder constituído, bem como prevenir e/ou corrigir a deterioração do bem tombado provocada por agentes naturais ou humanos. Uma política de preservação deve ir além; conforme argumenta Maria C. L. Fonseca, deve objetivar não apenas a proteção de bens, mas abarcar todo o universo que constitui a preservação patrimonial, incluindo-se os critérios de seleção de bens, as razões que justifiquem a proteção e os diversos atores envolvidos, tais como a sociedade e os representantes do Estado.

A sua grande finalidade e mostrar a sociedade o grande valor dos patrimônios culturais e fazer com que as pessoas entenda, que essas grandes artes precisam serem preservadas para que no futuro possamos mostrar para nossos filhos e netos a cultura de décadas na qual eles não conheceram e assim conhecer patrimônios antigos e culturais.

Questão 02 (1,0 ponto) – Vejamos as imagens abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com