TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Monografias: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas:

1) Em primeiro lugar Patrimônio Cultural é tudo aquilo que remete um valor simbólico e histórico ou até mesmo sentimental para a população local. Logo visando bem comum todos se voltam, supostamente, pra zelo deste bem social, mas atualmente não é o que se percebe nos centros culturais, há muita degradação e falta de conservação por parte dos governos. Sem duvida a primeira medida a ser tomada para que a proteção aconteça é a conscientização do maior interessado, a população. Essa conscientização tem que ser exigida pelas autoridades governamentais atravéz da midia e das escolas. Dessa forma as pessoas irão ter mais respeito e perceber que são responsáveis pela conservação e valorização desses bens culturais, tornando-se fiscalizadoras e apreciadoras dos mesmo. Além do valor sentimental podemos citar a importância do patrimônio cultural, como atração turistica que ira movimentar a economia da cidade valorizando seus nativos. Como exemplo de patrimônio cultural de salvador podemos citar a representação de Iemanjá localizada no rio vermelho, Castro Alves no centro da cidade e Jorge Amado que até os dias atuais atraem milhares de pessoas do mundo.

São caracteristicas do Barroco:

Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito).

• Feísmo: No Barroco encontramos uma atração por cenas trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente são deformadas pelo exagero de detalhes. Há nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilíbrio e a sobriedade clássica.

• Cultismo: jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas.

• Conceptismo: jogo de raciocínio e de retórica que visa melhor explicar o conflito dos opostos.

• Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos, figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos.

• Literatura moralista, já que era usada pelos padres jesuítas para pregar a fé e a religião.

Sim, acredito, pois mesmo após terem passado varios seculos ainda carregamos nitidamente passagens barrocas no nosso cotidiano, porém outras passagens ja foram praticamente esquecidas ao longo das datas como podemos citar a linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo que hoje em dia baianos preferem a simplificação da palavra para o que julga melhor entendimento, na contraparte podemos citar o feísmo quem ainda é muito visto na população baiana, somos crentes e devotos de varias entidades de um modo geral buscamos o apoio espiritual afim do conforto.

4) Arte da literatura (palavra), e a arte da pintura representando a charge. Pode ser observada desde o seculo XX e algumas passagens como a literatura no seculo XIX.

Podemos interpretar através do dialogo descrito na charge a indignação de um dos personagens sobre o desmatamento e degradação do bem em comum mundial. Ele criou uma metafora quando fez a comparação, clara, quando disse “estou plantando esperança” responsabilizando a arvore por ser a solução e a esperança para um mundo melhor no futuro. Se todos plantasse uma arvore de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com