TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Rodrigo Oliveira de Oliveira

8047086

 

PRIMEIRA ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado para a disciplina de História e Crítica Musical: da Antiguidade ao Barroco, sob a orientação da Profª Mariana Galon da Silva, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Porto Alegre

2018

  1. Identifique as principais diferenças entre Conductus e Organum

            O ORGANUM era um modo improvisado de fazer polifonia, baseada em cantos litúrgicos católicos, utilizando o tenor litúrgico. Surgia quando se acrescentava mais uma voz ao cantochão. A voz organalis era acrescentada abaixo deste cantochão normalmente em uma reação intervalar de 8ª, 4ª ou 5ª. Entre os séculos 9 e 10, a voz organalis já era construída acima da voz principais (cantochão). No organum a música nunca era totalmente composta, pois utilizava um tenor já existente.

            O CONDUCTUS desenvolveu-se nas fontes não litúrgicas, como as sequências e os hinos, mantendo seu caráter sacro, mas não participando da liturgia. Ao invés de se retirar uma melodia do tenor do cantochão, deveria se compor uma original, a esta melodia, soma-se um duplum composto em estilo discante, e mais duas vozes (triplum e quadruplum) poderiam ser compostas.

ORGANUM em Notre Dame:

             Destaca-se a presença de Leonin (1135-1201) e de Perotin (1160-1236) que foram responsáveis pelo principal corpus polifônico envolvendo conductus, organum e motete. Utilizavam diferentes modos rítmicos para cada uma das vozes, que deveriam, no momento de ataque da nota do cantus firmus, soar em consonância com o tenor. Leonin tinha como característica utilizar elementos antigos e novos. Peroti, inovava em utilizar as clausulas de substituição.

CONDUCTUS em Notre Dame:

        Era composto para até 3 vozes e utilizava o tenor original e tinha uma textura quase homorritima. Todas as vozes cantam o mesmo texto e tinham a utilização de 3°s como consonância, e tem um estilo silábico, possuem também a Caudae (originou coda) trecho melismatico para inicio ou final de um conductus. A junção das vozes resultam em um efeito de textura cordal (soam como acordes).

  1. Por que podemos afirmar que as organa de Notre Dame fundaram o conceito europeu e ocidental de compositor?

              É nessa escola que surge pela primeira vez o conceito de composição, tal como o que se conhece no ocidente. Isso se deve tanto ao fato dos compositores reconhecerem suas autorias (clausulas, conductos, versus e organa) como pelo fato de que tais obras se desvincularam, em partes, do canto gregoriano. Nesse aspecto, é necessário destacar a figura de Leonin por tal pioneirismo, pois viu na clausula de discante a oportunidade de compor com maior liberdade a sua música, uma vez que o tenor

litúrgico era metrificado. Essa prática possui grande importância, pois possibilitou uma maior autonomia das composições polifônicas e o surgimento das obras autorais em relação ao canto gregoriano (considerado de autoria divina ou sem autor reconhecido).

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NASCIMENTO, J. P. C.; SILVA, M. G. História e Crítica Musical: da Antiguidade ao Barroco. Batatais: Claretiano, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com