TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DO TRABALHO DE NERA-Verniere PAK-METER

Projeto de pesquisa: PRINCÍPIO DO TRABALHO DE NERA-Verniere PAK-METER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO 5

PRINCÍPIO DO FUNCIONAMENTO DO NÔNIO OU VERNIER DE UM PAQUÍMETRO 6

DIMENSÕES ANGULARES E SEUS SIGNIFICADOS 7

SISTEMAS DE AJUSTES 8

AJUSTE COM FOLGA 9

AJUSTE COM INTERFERÊNCIA 10

AJUSTE INCERTO 12

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará os princípios de funcionamento do nônio de um paquímetro de forma detalhada, além das definições de dimensão angular, grau, minuto, segundo, grau decimal e suas conversões.

OBJETIVO

Demonstrar o funcionamento do nônio ou vernier, definição e dimensão das definições angulares e o sistema de ajustes e sua importância nas indústrias.

PRINCÍPIO DO FUNCIONAMENTO DO NÔNIO OU VERNIER DE UM PAQUÍMETRO

O paquímetro é o equipamento que permite a medição da distância entre dois pontos opostos, fornecendo leituras com décimos de milímetros. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

O Nônio ou Vernier é um dispositivo que nos permite efetuar a leitura de uma fração da menor divisão de uma régua ou escala graduada à qual está adaptado. Ele é constituído de uma pequena escala com N divisões de valores conhecidos, que se move ao longo da régua principal. As divisões do Nônio possuem dimensões diferentes daquelas da régua principal, porém relacionam-se entre si de uma maneira simples. Por exemplo, o Vernier da Figura 1, possui N=10 divisões que correspondem, em comprimento, a nove divisões da escala principal. Cada divisão do Nônio é mais curta que uma divisão da escala principal de 1/N da divisão desta escala. Na Fig. 1, a marca correspondente ao “zero” na escala do Nônio coincide com a correspondente marca da escala principal.

Neste caso, a primeira divisão do Nônio é 1/10 mais curta que a primeira divisão da escala principal. A segunda divisão do Nônio está a 2/10 de divisão à esquerda da próxima marca da escala principal. A terceira divisão do Nônio está a 3/10 de divisão à esquerda da próxima marca da escala principal, e assim por diante, até que a décima marca do Nônio coincida com a nona marca da escala principal.

Se a escala do Vernier é movida para a direita até que uma marca sua coincida com uma marca da escala principal, o número de décimos de divisões da escala principal que a escala do Nônio se deslocou é o número de divisões do Nônio, n, contadas a partir de sua marca “zero” até a marca do Nônio que coincidiu com uma marca qualquer da régua principal.

DIMENSÕES ANGULARES E SEUS SIGNIFICADOS

Dimensões angulares usam o ângulo medido entre duas linhas, dois segmentos lineares de uma poli linha ou o ângulo de um arco circular. A partir de uma dimensão angular existente, você pode adicionar uma dimensão acumulada ou uma dimensão continua. Um dimensionamento angular contínuo insere uma dimensão adicional a partir de uma origem comum da primeira linha de extensão. Um dimensionamento angular contínuo vai adicionar um dimensionamento angular a partir da segunda linha de extensão de uma dimensão angular anterior.

A dimensão angular é medida em Graus, Minutos e segundos, são unidades de medida usadas no sistema sexagesimal, criado pelos babilônios por volta de 1800 antes de Cristo. "O sistema usa como base o número 60. Os babilônios criaram o sistema porque 60 é divisível por diversos números como 2, 3, 4, 5, e 12, diminuindo o uso de frações, com as quais os antigos tinham dificuldade. Adotar 360 graus - que é 60 multiplicado por 6 - para medir o círculo foi influência de o movimento circular aparente do Sol no céu, que leva 365 dias. Ele percorre, em relação aos astros, cerca de 1 grau por dia. Um grau é formado por 60 minutos e 1 minuto por 60 segundos. A medida das horas do relógio também usa o sistema sexagesimal. Grau Decimal é cada grau é dividido em frações decimais. A forma de nomeação difere um pouco dos dois primeiros sistemas.

Para fazer a transformação de Graus, Minutos e ângulos é utilizado um processo de multiplicação conforme o exemplo abaixo.

1° Passo;

Separar o número inteiro (o número à esquerda antes da vírgula) dos números da direita. Esse número inteiro é a medida de graus. Por exemplo, caso a coordenada seja 29,4238889 em graus decimais, os graus são 29.

2° Passo;

Multiplicar os decimais, ou seja, os números à direita da vírgula, por 60. (Há 60 minutos em um grau). Neste exemplo, 0,4238889 x 60 = 25,43334.

3° passo;

Separar o número inteiro do produto dos números da direita. Esse número inteiro é a medida de minutos. Neste exemplo, são 25 minutos.

4° passo;

Multiplicar a parte decimal do produto por 60. (Há 60 segundos em um minuto). Neste exemplo, 0,43334 x 60 = 26,0004.

5° passo;

Separar o número inteiro do produto dos números da direita. Arredondar o número todo para cima caso o primeiro número depois da vírgula seja maior ou igual a 5. Esse número inteiro é a medida de segundos. Neste exemplo, são 26 segundos.

6° passo;

Escrever as coordenadas no formato graus – minutos - segundos, ou 29 25 26.

SISTEMAS DE AJUSTES

Na fabricação em série, é necessário que as peças acopladas sejam passíveis de serem trocadas por outras, que tenham as mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com