TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagismo

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Com o primeiro projeto de expansão do centro da cidade, a Praça do patriarca teve sua formação. Tal projeto consistia na travessia do vale do Anhangabaú a partir do triângulo histórico.

Apesar da prolongação do Viaduto do Chá em 1892 (projeto de Jules Martin) e a Rua Direita em relação ao centro novo, a praça foi inaugurada somente em 1926. A praça tem passado por modificações pois o viaduto aumentou sua importância no contexto da cidade. Mesmo antes de ganhar nome, a praça do Patriarca se tornou o centro comercial mais moderno da época

Nomeada em 1922 como Praça Patriarca José Bonifácio, teve seu nome simplificado em 1953 para Praça do Patriarca, pois era assim que população e imprensa chamavam o local.  Porém sempre faltou algo muito importante ali: uma estátua que fizesse homenagem ao nosso Patriarca da Independência

Primeiramente a praça teve o nome de Praça Patriarca José Bonifácio (homenagem a José Bonifácio, o patriarca da independência), e teve o nome inicial modificado para Praça do Patriarca devido à população que assim a chamavam. Apesar de ter a praça, algo faltava.

Foi doado em 1972 uma estátua do grande artífice de nossa independência, ato da comunidade libanesa de São Paulo. Esta homenagem era uma forma de agradecer o apoio e o acolhimento do pais aos libaneses. O escultor Alfredo Cheschiatti foi escolhido para realizar o feito.

Praça do Patriarca, 2000. Por estar deteriorada, é proposto à região central da cidade um plano de revitalização. Paulo Mendes da Rocha faz um projeto ousado e gerador de polemica: o pórtico metálico que substitui a antiga marquise da Galeria Prestes Maia.

Esta inovadora proposta de Paulo Mendes da Rocha consiste no restauro da antiga praça e na transformação em um espaço novo. Recém inaugurada, a cobertura já causou um rebuliço nos passantes e nos críticos, devido a sua forma única, cuja função está além de ser um apenas um sombreamento.

Ao lado dessa inquietação, a obra tem provocado também uma certa rejeição, dada a radicalidade com que se expõe e intervém no espaço urbano. Nostálgicos da cidade do século 19 ficaram insultados com o que parece ser uma intromissão na escala da praça. Ou, ainda, com a heresia de aparentemente ter-se obstruído a visão da igreja de Santo Antônio, que ali se encontra. Ora, sabemos que a particularidade de São Paulo, tanto na beleza quanto na feiúra, está na sua capacidade de se transformar. Característica que faz com que posturas exageradamente preservacionistas, que só se justificariam caso a praça ou suas edificações fossem exemplares significativos da nossa arquitetura, representem, ao fim, não mais do que questões deslocadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com