TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire

Artigo: Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Freire era um educador comprometido com a educação popular e a definia como um espaço de mobilização, organização e capacitação científica e técnica, em que o conhecimento do mundo é feito através das práticas do homem, de acordo com as suas necessidades de sobrevivência no meio em que vive. Segundo ele, educação popular e mudanças sociais andam juntas. Freire vislumbrava a emancipação dos homens e mulheres através da educação. Para ele, educar significava conscientizar as pessoas do direito de dizerem a sua palavra e do seu papel de fazedores da própria história em lugar de ficarem como meros espectadores. Ele acreditava, também na educação recíproca em que educador e educando ensinam e aprendem constantemente. Só educadoras e educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos (Freire, 2001:27).Para Freire educação é o compromisso do profissional desta área em fazer dela um instrumento de mudança na sociedade, através da reflexão e da ação do educando.

Contribuição de Paulo Freire na perspectiva do sujeito histórico:

Freire dizia que, para ser válida, toda educação deve, necessariamente, estar precedida de uma reflexão sobre o homem e seu meio de vida concreto. Pela ausência de uma análise do meio cultural, corre-se o perigo de realizar uma educação pré-concebida, que não está adaptada ao homem concreto a que se destina

Contribuição de Paulo Freire na perspectiva da legislação:

É de fácil percepção os pressupostos defendidos por Paulo Freire na legislação brasileira. A sua contribuição torna-se evidente na preocupação demonstrada com a formação permanente dos educadores, valorização do magistério público, salários mais justos aos profissionais da educação, espaços físicos mais adequados, etc.

Tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino necessária ao acesso da cidadania e a inserção nas atividades produtivas indispensáveis ao crescimento constante do nível de vida da população nacional exige um comprometimento da nação nesse sentido, uma vez que os educadores exercem um papel fundamental no processo educativo.

Contribuição de Paulo Freire na perspectiva política:

Freire se tornou um educador progressista, o pedagogo da indignação que via no processo educativo um ato político. Convidava o educando a sair da apatia e do conformismo e deixar de pensar que a sua situação de “ser menos” e “demitido da vida” é vontade de Deus, e perceber que tudo isso advém da imposição do contexto econômico-político-ideológico determinado pelo meio em que vive.

Freire defendia a docência com liberdade, contra o autoritarismo, com respeito ao conhecimento trazido pelos educandos e ao senso comum. O amor, segundo Freire, é uma tarefa do sujeito, portanto não há educação sem amor. Uma ação crítica como possibilidade humana para, através da educação, concretizar uma mudança social radical e libertadora rompendo com o sistema opressivo, objetivando a transformação da realidade. Utopia é prospectiva do que ainda não existe e que impulsiona o homem em direção à luta por um futuro mais humano visando à integração da própria consciência à consciência do outro.

Contribuição de Paulo Freire na perspectiva da institucionalização da educação:

Freire estava convencido da importância e urgência da democratização da escola pública, da formação permanente de professores e professoras incluindo nos cursos de atualização, merendeiras, zeladores e vigias, promovendo, portanto, ampliar a participação de todos os sujeitos, possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com