TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cantarolando

Monografias: Projeto Cantarolando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Cantarolando

1) Nome do Projeto:

Cantarolando.

2) Público Alvo:

Crianças de 3 à 6 anos.

3) Justificativa / Fundamentação Teórica:

A importância desse projeto é despertar e desenvolver o gosto musical, contribuindo na formação global da criança, pois a música além de forma de expressão e linguagem, é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades, como o perceptivo - motor e o raciocínio lógico - matemático.

4) Objetivos Gerais e Específicos:

O objetivo geral é desenvolver na criança o prazer de ouvir e sentir a música.

Nesse projeto queremos que cada criança adquira concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, equilíbrio emocional, disciplina pessoal e o trabalho em grupo.

5) Cronograma:

Vamos trabalhar neste projeto durante 2 meses: nos meses de outubro e novembro, todas às sextas-feiras.

(6) Desenvolvimento / Ações:

Buscaremos, através dos passos deste projeto, que no final de novembro as crianças apresentem para os seus familiares um amostra do desenvolvimento prático musical, ou seja, cantarão e tocarão. Além da fabricação dos instrumentos e o ensaio da música, será desenvolvido juntos com as crianças a exploração dos sons:

 altura: agudo e grave;

 intensidade: forte e fraco;

 duração: longo e curto;

 timbre: a característica de cada som.

Inicialmente vamos trabalhar com gravações de sons, onde as crianças irão identificar cada som e aos poucos vamos introduzir objetos, em que eles descubram do que é feito (metal, plástico, vidro, madeira) e como o som foi produzido.

Através de brincadeiras podemos também identificar os sons, como a brincadeira do vivo e o morto, onde o vivo faz voz alta e o morto voz fina.

Vamos também trabalhar com eles com partituras musicais. O próprio método de música do Mario Mascarenhas, onde as notas são representadas por desenhos, como exemplos: a nota Dó é o dodói, o Ré é o relógio e assim por diante. Esse material encontra-se em qualquer loja de música e tem o preço acessível, porém, somente o professor vai adquiri-lo para mostrar aos alunos.

Os materiais a serem utilizados: CD de música, cartazes usando cartolina com as notas em desenho, material reciclado como garrafa Pet, latinha, lata de leite em pó, cola, tesoura e lápis de cor. Todos esses materiais serão utilizados para a fabricação dos instrumentos.

Concluindo, as crianças terão criados os seus próprios instrumentos, que serão apresentados no final de novembro em um coral, onde elas tocarão e cantarão a música Noite Feliz.

7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com